Topo

Fenômeno entre as crianças, desenho "O Show da Luna" também ensina os pais

"O Show da Luna" ensina que as estrelas não tem pontas - Reprodução - Reprodução
"O Show da Luna" ensina que as estrelas não tem pontas
Imagem: Reprodução

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

02/07/2016 08h00

"De onde vem o arco-íris? Dá pra pegar suas cores? Do que ele é feito? Eu quero saber!". Essas são apenas algumas perguntas que Luna, menina de seis anos que dá nome a série de animação nacional "O Show da Luna" faz para matar sua curiosidade! A personagem, seu irmão Júpiter e Cláudio - o furão de estimação - se aventuram a cada episódio em suas descobertas científicas e ensinam não só as crianças como também muitos adultos que assistem ao desenho com seus filhos.

Criada pela TV Pinguim, por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, mesmos criadores da animação "Peixonauta", em parceria com o Discovery Kids, a série estreou em 2014, está em sua segunda temporada, e é exibida também na TV Brasil e TV Aparecida. O desenho é sucesso de audiência no Brasil e no exterior. Atualmente é exibido em mais de 70 países e possui 25 licenciados no Brasil, oito na América Latina com mais de 200 produtos. O desenho está entre os Top 10 de maior audiência no canal Discovery Kids entre crianças na faixa etária de 4 a 8 anos.

Celia Catunda é desenhista e criadora da animação "O Show da Luna" - Divulgação - Divulgação
Celia Catunda é desenhista e criadora da animação "O Show da Luna"
Imagem: Divulgação
 "Eu desenhei a Luna e ela tinha essa energia, era toda vibrante, aí começamos a pensar nas características dela e tivemos a ideia de fazer uma série sobre ciências, mas sem ter aquele ponto de vista escolar, é algo baseado na curiosidade natural das crianças", contou Celia ao UOL.

A inspiração para seus desenhos, segundo ela, vem do convívio com a filha, que está com 17 anos, e da observação das crianças em idade pré-escolar. Celia e Kiko são experientes na área, abriram a produtora em 1989 e criaram algumas animações na TV Cultura para o "Castelo Rá-Tim-Bum, poesias animadas, entre outras. Se no passado, eles tinham espaço na TV aberta, atualmente eles não conseguem nem serem ouvidos pelas emissoras para apresentar seus projetos.

"Não tem receptividade. É uma pena porque é uma produção que tem um caráter educativo e é algo que faz muita falta na nossa TV na programação infantil porque têm muitas crianças que não têm nem acesso à escola. É um programa que enriquece, faria diferença", lamenta Celia Catunda, sobre falta de espaço na TV aberta.

Ciência, imaginação e música são os elementos principais dos episódios, que desvendam o processo científico de maneira lúdica e bem humorada. Para esclarecer as dúvidas, os personagens questionam sobre temas variados, entre eles. "Como a água vira chuva?",  "Por quê as borboletas esfregam as patinhas?" e "Como é que os pássaros voam? Quem os ensinou?".

Um dado recente do Ibope aponta que "O Show da Luna" foi o programa mais assistido entre pais com idade de 25 e 49 anos, no 1º trimestre de 2016. A advogada Carla Cavalcanti, mãe de Beatriz, 3 anos, é um exemplo de adulto que assiste e curte a programação infantil.

"Aprendi porque os animais têm rabo num episódio recente. Cada um tem um motivo. O macaco usa como um braço ou perna extra. Cachorro usa para para coisas diferentes. Ela disse que dá para saber o que ele quer pelo rabo. Quando está feliz, ele abana, quando está atento fica para cima e com medo esconde entre as patas", explica ela.

"Tem sempre experimentos interessantes com um aprendizado que é passado de forma divertida através de experiências e músicas", completa.

A professora Mônica Consentino também aprendeu recentemente ao ver o desenho ao lado do filho Enzo, 4 anos.

"Descobri que as estrelas na verdade não têm pontas. São redondas, mas pelo seu brilho parecem que tem as cinco pontas. Acho que eles respondem as dúvidas que ninguém tem coragem de perguntar e de uma forma muito legal. A gente acaba decorando as músicas", conta.

A prova de que o desenho é bem visto pelo público adulto é o retorno que a TV Pinguim tem dos pais sobre a animação.

"A gente recebe bastante mensagens dos pais comentando como eles aprendem ou como a criança gosta de falar o que descobriu com o programa e vai ensinar os pais. São conceitos simples mas que envolvem uma percepção mais complexa", explica Celia.

"O Show da Luna" é exibido de segunda a sexta, no Discovery Kids às 11h e às 20h, na TV Brasil, de segunda a sexta, às 9h50 e às 14h15 e na TV Aparecida, de segunda e domingo, às 13h0 e às 19h.

A terceira temporada com 26 capítulos está em fase de produção e deve estrear na TV ainda este ano.