Topo

"Orgulho-me de minha mãe", diz Yasmin Brunet

 Filha e mãe, Yasmin e Luiza Brunet posam juntas em premiação em São Paulo - Manuela Scarpa e Rafael Cusato/Brazil News
Filha e mãe, Yasmin e Luiza Brunet posam juntas em premiação em São Paulo Imagem: Manuela Scarpa e Rafael Cusato/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

02/07/2016 14h38

Yasmin Brunet se manifestou na tarde deste sábado (2) sobre o relato de agressão de sua mãe, Luiza. Em mensagem em seu Twitter, ela afirmou que sente orgulho da mãe, mas não quer falar sobre fatos que estejam sob segredo de justiça. "Orgulho-me de minha mãe e enalteço a coragem que ela demonstra na luta pelo direitos da mulher. Peço licença para não me pronunciar sobre os fatos que estejam sob segredo de justiça".

Luiza Brunet contou em entrevista ao jornal "O Globo" que foi agredida pelo ex-namorado, o empresário Lírio Parisotto, no dia 21 de maio. A modelo e atriz afirmou ter dado entrada na representação da queixa no Ministério Público de São Paulo, com um laudo do IML.

Em nota à imprensa e em um post na internet, o empresário disse lamentar "a exposição de um caso íntimo" e afirmou que nunca agrediu homem ou mulher. Por determinação judicial, ele está proibido de se aproximar da atriz. 

Entenda o caso

Segundo Luiza, Lírio se exaltou durante um jantar, em Nova York, após ser perguntado se o casal iria a uma exposição de fotos. Ele respondeu que não queria ir pois, em outra ocasião, havia sido confundido com o ex-marido da atriz.

Luiza Brunet posta foto quatro dias após ser agredida pelo ex-namorado, conforme relato dela ao jornal "O Globo" - Reprodução/Instagram/luizabrunet - Reprodução/Instagram/luizabrunet
Luiza Brunet cobre parte do rosto em foto publicada quatro dias após ser agredida, conforme relato dela ao jornal "O Globo"
Imagem: Reprodução/Instagram/luizabrunet
"Fui para Nova York acompanhá-lo para o evento Homem do Ano. Saímos do restaurante e pegamos um Uber. Ao chegar ao apartamento, ele me deixou dentro do carro e subiu", disse ela.

Em seguida, quando Luiza chegou ao apartamento, ela conta que começou a ser agredida por Lírio enquanto estava sentada. De acordo com a atriz, o empresário desferiu um soco em seu olho, seguido de vários chutes, e a imobilizou, quebrando quatro costelas delas. A atriz ameaçou gritar por ajuda e conseguiu se desvencilhar. Ela se trancou no quarto e só saiu de lá no dia seguinte, quando voltou ao Brasil.

"Eu sempre tive uma família estruturada e sempre fui discreta em minha vida pessoal. É doloroso aos 54 anos ter que me expor dessa maneira", afirmou Luiza. "Mas eu criei coragem, perdi o medo e a vergonha por causa da situação que nós, mulheres, vivemos no Brasil. É um desrespeito em relação à gente. O que mais nos inibe é a vergonha. Há mulheres com necessidade de ficar ao lado do agressor por questões econômicas, porque está acostumada ou mesmo por achar que a relação vai melhorar".

Procurada pela reportagem, a assessoria da atriz informou que ela está se recuperando dos ferimentos e não pretende falar novamente sobre o assunto. "Está em recuperação e tomando remédios", disse. Brunet, que está no ar na novela "Velho Chico", segue normalmente com as gravações. "Ela não pode ficar sem trabalhar", explicou a assessoria. 

Desde 2012, Luiza é embaixadora do Instituto Avon, que, entre outras causas, defende o fim da violência contra a mulher. Há um mês, ela fez um post incentivando as mulheres e denunciarem abusos. "Não deixe de registrar queixa na delegacia de mulheres! Faça o corpo delito, não deixe que passe muito tempo! Não tenha MEDO! Homens não batem em homens".

A ex-modelo não chegou a falar do caso em suas redes sociais, mas quatro dias após a violência que diz ter sofrido, ela publicou uma foto em sua conta do Instagram cobrindo parte do rosto com o cabelo. "A maquiagem forte esconde o hematoma da alma", disse a atriz.

Entre idas e vindas, Luiza e Lírio namoravam há quase quatro anos. O empresário, de 62 anos, é um dos homens mais ricos do Brasil, de acordo com a "Forbes", com uma fortuna avaliada em US$ 1,2 bilhão.