Topo

"Canto as minhas falas", diz Lucy Alves sobre seu trabalho em "Velho Chico"

17.jun.2016 - Luzia (Lucy Alves) e Tereza (Camila Pitanga) brigam em "Velho Chico" - Reprodução/GShow
17.jun.2016 - Luzia (Lucy Alves) e Tereza (Camila Pitanga) brigam em "Velho Chico" Imagem: Reprodução/GShow

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

06/07/2016 06h30

Quem vê as cenas de Luzia em "Velho Chico" acredita que Lucy Alves é uma artista experiente e com uma lista longa de trabalhos no currículo. Mas o papel de vilã da trama de Benedito Ruy Barbosa marca a sua estreia na televisão e é o segundo de sua carreira de atriz, que começou no final do ano passado. Antes, ela até que subia bastante aos palcos, mas era só para cantar, e é exatamente à experiência como cantora que ela credita a sua força nas atuações da trama das 21h da Globo.

"Sempre cantei e eu nem imaginava que o trabalho como cantora pudesse me trazer ferramentas para ajudar na interpretação. Eu estudo os capítulos cantando. Eu boto o ritmo, coloco as nuances que eu imagino como gostaria que saísse da minha boca e canto as minhas falas. Esse é o meu método de trabalhar" , revela Lucy, que assumiu nunca ter feito um curso de teatro na vida.  "Fiz uma oficina com o preparador de atores Sergio Penna depois que já tinha passado nos testes do musical 'Nuvem de Lágrimas' e vinha me preparando para fazer 'Velho Chico'. Foi muito legal para abrir a cabeça".

Lucy também passou pela preparação de elenco da equipe do diretor da novela Luiz Fernando Carvalho - Grupo Galpão - com aulas de prosódia, de expressão corporal, música e cultura nordestina. Foi lá que ela pegou ritmo e descobriu como lidar com as câmeras.

"Diferente do teatro ou de um show, na televisão existe o tempo das câmeras. Eu procuro gravar sem saber onde elas estão para abrir espaço e deixar a emoção entrar,  desse jeito a cena fica mais verdadeira. Se você fica com muito psicologismo do tipo 'vou ficar assim', ' desse lado é melhor', você acaba perdendo o momento. O ator tem que dar vida ao seu personagem", explica a atriz.

Luzia não é vilã, diz Lucy Alves
Lucy Alves não vê Luzia como vilã. Ela prefere chamar sua personagem de "heroína do amor", mas diz que não faria o que a mulher de Santo (Domingos Montagner) faz para manter o seu casamento.

"As pessoas me param na rua e me perguntam se eu acho certo as atitudes dela. Eu não faria, mas é muito importante acreditar na personagem para poder dar vida ela. Luzia luta até o fim pelo aquilo que ela acredita",  explica Lucy, que defende a coragem da personagem e confessa que muitas vezes não se reconhece nas cenas . "Ela defende os seus como se fosse um bicho, vira um bicho e essa força vem da terra, da natureza. Eu fico assustada com algumas cenas porque não é a Lucy mesmo que está ali.  É uma mudança, uma carga pesada e aquele ódio todo que ela demonstra é uma consequência do medo da perda."

Nos próximos capítulos, Luzia vai se envolver com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), que até então era seu cúmplice nas armações para impedir que Santo descobrisse sobre a paternidade de Miguel (Gabriel Leone) e que a trocasse de vez por Maria Tereza( Camila Pitanga). "Fiquei muita surpresa quando soube que eles iam transar. Acho que eles vão ficar juntos por vingança. Não sabia e nem imaginava que a relação dos dois ia chegar a esse ponto. Chegou e eu estou aqui para dançar conforme a música".

Sobre a possibilidade de Olívia ( Giulia Buscacio) não ser filha de Santo, Lucy jura que não sabe de nada, mas acha possível por se tratar de uma obra aberta. "Não acredito. A novela não é minha, né? Só a dinastia dos Barbosa pode falar", brinca ela, que pretende conciliar a carreira de atriz com cantora daqui por diante. "Se eu puder conciliar, eu quero continuar atuando. A música eu não vou largar nunca porque é o trabalho que eu amo. Nessa época do ano, época das festas de São João, eu fazia em média uns 30 shows por mês. Hoje, por causa da novela,  eu faço três porque o ritmo das gravações é puxado e eu abri mão para poder estar inteira nesse trabalho de atriz", finaliza a cantora, que foi finalista da segunda temporada do "The Voice"

Além de atriz, Lucy Alves é multi-instrumentista; confira

UOL Entretenimento