Topo

Para Montagner, estética de "Velho Chico" promoveu um novo olhar ao público

Em cena gravada em Alagoas, às margens do Rio São Francisco, Tereza (Camila Pitanga) conta para Santo (Domingos Montagner) que ele é pai de Miguel (Gabriel Leone) - Divulgação
Em cena gravada em Alagoas, às margens do Rio São Francisco, Tereza (Camila Pitanga) conta para Santo (Domingos Montagner) que ele é pai de Miguel (Gabriel Leone) Imagem: Divulgação

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

08/07/2016 12h06

A fase de estranhamento de "Velho Chico" passou. Prova disso são os números de audiência das últimas semanas. Galã da novela das 21h da Globo, Domingos Montagner tem vibrado com a repercussão positiva nas ruas, em torno da saga entre os dos Anjos e os Sá Ribeiro, e tem até uma explicação sobre os bons ventos soprando na fictícia Grotas de São Francisco.

"O grande trabalho do artista é mostrar ao público o que ele gosta, mas não sabe. Se a gente entregar o que sabe que ele gosta é legal também, mas é sempre um desafio apresentar uma coisa nova, que ele não gosta e aí ele acaba gostando. Você promove uma educação do olhar. Essa evolução da assimilação do público é maravilhosa. A gente conquistou o público não somente pelo hábito de novela, mas pela concepção, pela história, pela ética e pelo elenco. É uma novela que se dispõe a conversar com o público por outro caminho, e estamos conseguindo."

É uma trama que se dispõe conversar com público por outro caminho, por outro ângulo, e esse reconhecimento das pessoas prova que estamos conseguindo.

Domingos conta que o elenco sempre confiou na mudança estética proposta pelo diretor Luiz Fernando Carvalho e, especialmente, na história escrita por Benedito Rui Barbosa. "A novela tem uma história que tem ancestralidade e que mesmo acompanhando uns cânones clássicos da dramaturgia, ela apresenta coisas novas e envolventes que não vinham acontecendo no horário. Para mim, ela é uma trama que se dispõe conversar com público por outro caminho, por outro ângulo, e esse reconhecimento das pessoas prova que estamos conseguindo", avalia o ator.

Domingos Montagner jura que não sabe com quem seu personagem termina, mas acha que o público já torce por Maria Tereza (Camila Pitanga). "Santo nunca escondeu o amor por Terê, pela filha do Coronel Saruê, mas quando ela foi embora, ele se casou com Luzia, construiu uma história e tem respeito e carinho por ela. Era um triângulo bem apresentado e até pouco tempo era quase dividido, só que sinto agora uma torcida maior pela Tereza", explica.

Lucy Alves, Domingos Montagner e Rayza Alcântara em "Velho Chico" - Divulgação - Divulgação
"Lucy tem um talento nato, sem dúvida nenhuma, mas também estuda bastante"
Imagem: Divulgação
 Por falar em Luzia, o ator está encantado com o trabalho de estreia de Lucy Alves como atriz. "Ela foi a primeira pessoa que contracenei na novela. Lucy é uma artista muito experiente, apesar de não ter experiência como atriz, conhece o palco, domina o palco com sua música. Tem um talento nato, sem dúvida nenhuma, mas também estuda bastante, observa mais ainda e teve uma disponibilidade incrível de entrar na história, mergulhar nesse trabalho."

Com a revelação de que Miguel (Gabriel Leone) é filho de Santo, o romance do rapaz com Olívia (Giulia Buscacio) ficou impossível, mas como todo autor tem várias cartas na manhã, já existe uma possibilidade dela ter outro pai, no caso Bento (Irandhir Santos), irmão de Santo. Domingos acha que se isso for verdade, será uma bomba na família dos Anjos. "O difícil é prever antes da coisa estourar, mas vai ser um processo muito doloroso. Acredito pela trajetória do meu personagem, primeiro vai vir a dor do que propriamente a raiva. No início da preparação dos personagens, na construção entre nós três (Irandhir, Lucy e ele) era para que tivéssemos realmente um acordo emocional, um caminhar juntos. Vai ser uma bomba."