Topo

Primeiro zumbi de "The Walking Dead" dá curso para atores em parque nos EUA

Zumbis da atração da Universal são treinados pela produção de "The Walking Dead" - Michael Owen Baker/Divulgação - Michael Owen Baker/Divulgação
Zumbis da atração da Universal são treinados pela produção de "The Walking Dead"
Imagem: Michael Owen Baker/Divulgação

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Los Angeles

12/07/2016 07h30

Quem assiste a “The Walking Dead” pode ter a falsa impressão de que fazer papel de zumbi na série não é grande coisa ou que ninguém presta atenção. Mas até para ser zumbi é preciso treino. Por isso, o produtor da série Greg Nicotero é responsável por dar cursos em uma “escola de zumbis”, em Atlanta, onde a história é filmada, cada vez que começa uma temporada.

Seu melhor aluno até hoje foi também o primeiro ator a fazer teste para zumbi na primeira temporada da série. Seu nome? Joe. Apenas Joe. Segundo Nicotero, Joe está com eles até hoje porque sua interpretação ainda serve de modelo para os calouros da escola que tentam uma vaga no programa todo ano.
 
Joe, primeiro zumbi de "The Walking Dead" - Reprodução - Reprodução
Joe, primeiro zumbi de "The Walking Dead", ensina como ser um "walker"
Imagem: Reprodução
"Uma das características de Joe é que Frank Darabont [criador de “The Walking Dead”] amou sua performance e o jeito que ele se movimenta de um jeito que nós o colocamos no primeiro episódio. Ele é o zumbi que está atrás do tanque que o Rick Grimmes vê. Ele é um “walker” em incontáveis números de episódios", explica o produtor.
 
Da semana passada, uma nova turma estreou não na TV, mas no parque dos estúdios da Universal, em Los Angeles, uma atração em que os visitantes andam no meio de zumbis "reais" e eletrônicos. E todos eles foram devidamente treinados pelo produtor da série e, claro, por Joe. 
 
As duas estrelas aparecem apenas na primeira aula, para dar as diretrizes gerais. Nas duas semanas e meia seguintes, os atores apenas aperfeiçoarão sua performance. Serão cerca de 100 zumbis, divididos em seis turnos, trabalhando uma hora, descansando e voltando ao trabalho por turnos de seis horas.
 
Na atração, que será permanente, não apenas os zumbis serão reais, mas os cenários serão reproduções fiéis de ambientes icônicos da série, como o hospital em que Rick Grimmes acorda após seu coma e a prisão onde Lori dá à luz e morre. E sim, eles irão atacar. Ou pelo menos fazer com que o visitante acredite que será atacado.
 
John Murdy, designer de produção do parque, explica que a direção optou por fazer uma atração sem brinquedos porque, como na série, é difícil encontrar um veículo que funcione ou que tenha combustível. “Queremos preservar a atmosfera do apocalipse zumbi, por isso não recomendamos a atração para menores de 13 anos”, explica.
 
 
Em entrevista a jornalistas em Atlanta, Greg Nicotero falou sobre a possibilidade de ter na série atores que queiram fazer participações com zumbis — Aaron Paul, o Jesse Pinkman de “Breaking Bad”, disse que adoraria fazer uma ponta como “walker”.
 
“Em geral não pensamos em chamar [atores famosos para fazer participações] porque não queremos distrações quando as pessoas estiverem assistindo ao programa. Não queremos que elas saiam da história para ficar se perguntando onde está determinado zumbi. Procurando por esses ‘easter eggs’", respondeu ao UOL. 
 
Mas fez mistério: "Não quer dizer que nunca tenhamos feito nem que Aaron [Paul] e eu nunca tenhamos falado disso, porque eu conheço Aaron desde ‘Breaking Bad’, nos vimos muito frequentemente, eu o vi recentemente e falamos que eu adoraria que ele fizesse. Quando fizermos, ninguém vai ficar sabendo, ou vocês vão descobrir um ano depois. Não vai ser uma coisa que vamos anunciar comercialmente: Veja ‘Walking Dead’ esta noite com Aaron Paul como zumbi!’”