"Tiozão" da web, Portiolli faz sucesso em canal e é "adotado" por youtubers
Com mais de 30 anos de carreira no rádio e na televisão, Celso Portiolli não imaginava aprender algo a mais em comunicação até descobrir os youtubers. O apresentador do SBT criou em março seu canal de vídeos na internet, com fatos sobre sua vida, imitações e paródias como a do funk "Bumbum Granada", com Kleber Bambam. Em apenas quatro meses, ultrapassou 1 milhão de inscritos.
"Não caiu a ficha do tamanho, da abrangência, do fenômeno", diz Celso Portiolli em entrevista ao UOL. Os vídeos do apresentador no YouTube chegam a ter audiência equivalente a de seus programas no SBT.
A tentativa frustrada de jogar "Minecraft", por exemplo, rendeu mais de 1,8 milhão de visualizações e centenas de críticas dos gamers. O "Domingo Legal" e o "Sabadão" do último final de semana registraram, respectivamente, 5,3 e 6,3 pontos (cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande São Paulo).
Empolgado com o desempenho de seu canal, o apresentador pretende criar quadros apenas para a web, como um programa de culinária e um talk show – e quer a estrela mirim Maisa Silva como primeira entrevistada.
"Também quero falar sobre minha vida, o 'Portiolli responde ou tenta' funcionou. Paródia tenho que lançar a cada três meses porque custa caro e esse dinheiro não volta", planeja.
"Tiozão" adotado por youtubers
Portiolli conta que foi bem recebido por youtubers famosos, como Christian Figueiredo e Kéfera, e participa de conversas bem-humoradas pelo WhatsApp: "Fizeram a maior festa quando entrei no grupo. Aliás, tenho que agradecer, porque cheguei a 1 milhão com a ajuda deles. Os caras me adotaram. Tenho carinho e respeito gigantescos por eles. Fiquei abismado com a quantidade de talentos na internet".
Aos 49 anos, o apresentador não se incomoda em ser chamado de "tiozão" na internet. Mais velho do grupo de youtubers, ele participou de vídeos dos mais novos amigos e ajudou a impulsionar seu canal. O apresentador foi hipnotizado por Pyong Lee (2,6 milhões de seguidores), disputou uma batalha de rap com Mussoumano (3,8 milhões) e engoliu ovo cru com Cauê Moura (4,4 milhões).
"Celso é demais. Ele está arrebentando. A televisão é muito 'blé', ele tem liberdade para fazer as coisas [na internet]", elogia o ilusionista e hipnólogo Pyong Lee.
Os youtubers dão dicas de câmeras e equipamentos para Portiolli e também aparecem nos programas do apresentador na TV. Eles já apareceram no "Passa ou Repassa" e no "Construindo um Sonho", e Kéfera foi homenageada ao vivo no "Domingo Legal". Nas próximas semanas, o dominical exibirá uma entrevista com Whindersson Nunes.
"Assim como eu fui para a internet para atingir um público diferente, eles na televisão atingem outras pessoas e dão força ao canal, é importante para eles", analisa Portiolli.
Portiolli 'youtuber' é reconhecido na rua
O apresentador decidiu criar um canal a pedido da filha mais nova, Luana, de nove anos. "Não sabia o que era youtuber há um ano e meio", confessa o apresentador, que se atraiu pela liberdade da internet que não existe na TV. Além de Luana, Pedro Henrique, 13, também ajuda o pai nos vídeos.
"Eles me viam fazendo rádio em casa e agora dão pitacos. Descobri que meu filho tem um talento para edição porque ele consome YouTube 24 horas por dia", elogia. Por causa dos filhos, e em respeito ao público que o assiste na TV, não fala palavrões nos vídeos.
Sucesso na internet entre jovens e adultos, Portiolli conta que já é reconhecido nas ruas e em gravações para a TV por causa do YouTube: "Fui fazer a surpresa da casa para uma família, e o menininho de uns nove anos me abraçou e disse: 'Tio, adoro seu canal!'".
Acostumado às câmeras de TV, Portiolli revela ficar apreensivo quando grava para a internet. Seu canal no YouTube foi um dos 100 que mais cresceram no mundo, o que aumenta a tensão do apresentador: "Conforme o canal cresce, quando ligo a câmera eu fico nervoso. Comecei sem responsabilidade alguma. Agora, respeito tanto que fico tímido".
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