Topo

Em Londres, príncipe Harry faz teste de HIV ao vivo nas redes sociais

Príncipe Harry faz teste de HIV em campanha transmitida nas redes sociais da família real - Getty Images
Príncipe Harry faz teste de HIV em campanha transmitida nas redes sociais da família real Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/07/2016 08h34

O príncipe Harry realizou um teste de HIV ao vivo, nas redes sociais da família real, para uma campanha de conscientização. A ação teve como objetivo alertar sobre a importância de se fazer o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids, mostrando que o procedimento é rápido e indolor.

O irmão de William, de 31 anos, fez o teste no hospital St. Thomas, em Londres. O vídeo do teste de HIV de Harry já teve mais de 12 mil likes desde que foi postado no Facebook, há cerca de uma hora.

"Príncipe Harry está ao vivo no Guys and St. Thomas' Hospital, na página da família real no Facebook, para mostrar como é fácil fazer o teste de HIV", diz o post na rede social. A página do Twitter do Palácio de Kensington também falou sobre a campanha realizada pelo príncipe: "Harry acredita que a sua geração precisa assumir a liderança na luta contra o HIV, ou corre o risco de perder as conquistas daqueles que vieram antes".

No vídeo, Harry admite sentir-se nervoso antes de ter seu sangue coletado para o exame. "Mesmo sabendo quem sou e as pessoas que tenho ao meu redor, ainda assim estou nervoso. O que é interessante", disse ele.

Após um minuto da coleta de seu sangue, ele descobriu que o resultado deu negativo. "É impressionante como é rápido - algumas pessoas esperam meses para saberem o resultado de um exame de sangue", afirmou Harry.

Ele reforçou que fazer o teste de HIV é importante para todas as pessoas: "Gay, heterossexual, negro, branco, ruivo, o que seja... Por que você não faz o teste?". "A decisão do príncipe Harry de fazer o teste de HIV, ao vivo nas redes sociais, representa um momento inovador na luta contra o HIV", afirmou o diretor executivo da instituição Terrence Higgins Trust. 

Na próxima semana, Harry pretende participar da Conferência Internacional da Aids de Durban, na África do Sul. 

Assista ao vídeo do teste de HIV do príncipe Harry: