Topo

Criador de "South Park" brinca e diz que "Pokémon Go" usou ideia da série

Episódio de "South Park" que parodia "Pokémon", exibido em 1999 - Reprodução
Episódio de "South Park" que parodia "Pokémon", exibido em 1999 Imagem: Reprodução

Beatriz Amendola

Do UOL, em San Diego (EUA)

22/07/2016 22h07

Criador de "South Park", Trey Parker falou sobre a febre de "Pokémon Go" durante a San Diego Comic-Con, nesta sexta-feira (22), e disse que a animação já havia "previsto" algo semelhante ao game, em 1999.

Ele se referiu ao episódio "Chinpokomon", que tinha uma paródia a "Pokémon". A animação japonesa estava no auge do sucesso na época.

"Nós fizemos um episódio em que as crianças compravam bonecos que tinham chips que recolhiam toda a informação e mandavam para o Japão, para eles dominarem os Estados Unidos", disse Parker, brincando em seguida: "Vou processá-los, era a nossa ideia".

O episódio "Chinpokomon" foi indicado ao Emmy em 2000 e concorreu com as animações "Downtown", "Family Guy", "As Meninas Suuperpoderosas" e "Os Simpsons", vencedor da categoria Melhor Programa Animado.

20 anos de "South Park"

Trey Parker e Matt Stone, outro criador de "South Park", compareceram ao painel para comemorar os 20 anos da série, cuja nova temporada estreia em setembro. E um dos principais assuntos foi justamente o caráter politicamente incorreto da série, conhecida por suas sátiras polêmicas.

Parker disse que, hoje, muitas das provocações feitas por eles passam sem polêmicas: "Nós fazemos alguma coisa e pensamos 'vão acabar com a gente por isso', mas passa. E na época da primeira temporada queríamos fazer um programa com um cachorro gay e pensávamos 'podemos fazer isso?'".

O roteirista ainda disse que o modo de produção adotado por ele e pelo colega ajuda a fugir de qualquer censura. "Nós pensamos no programa na quinta e ele vai ao ar na quarta seguinte. E isso é ótimo, porque quando chega na segunda e a emissora fala 'vocês não podem fazer essa cena', você só responde 'mas faltam dois dias'", falou, arrancando risadas do público.

Os dois ainda recordaram os problemas que tiveram com celebridades no passado. "Sean Penn nos criticou pessoalmente. Já Tom Cruise tentou acabar com todas as nossas coisas", lembrou Parker.

Ele continuou: "Penn nos escreveu essa carta, e nós pensamos 'isso é uma piada'. Porque ele escreveu as coisas das quais fazíamos piadas. Ele tinha visto só o trailer do "Team America" e estava irritado com a gente porque tinha uma eleição vindo e ele 'como vocês se atrevem a fazer um filme que vai inclinar as pessoas a um lado'? Mas cara, as pessoas não devem votar por causa de um filme".