Topo

"A gente vai além de um tom de pele", diz protagonista negra de "Malhação"

Aline Dias grava primeiras cenas de "Malhação" no Ceará - Caiuá Franco/TV Globo
Aline Dias grava primeiras cenas de "Malhação" no Ceará Imagem: Caiuá Franco/TV Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

28/07/2016 08h00

Primeira protagonista negra de "Malhação", que estreia a temporada "Pro Dia Nascer Feliz" em 22 de agosto, Aline Dias, 24 anos, tem bastante características de sua personagem Joana, uma jovem otimista, gentil e alto astral que deixa Fortaleza, sua terra natal, após uma discussão com o padrasto com destino ao Rio de Janeiro. Persistente, a atriz enfrentou inúmeros testes, já fez parte do elenco de apoio da novela em 2012, vibra ao ver que cada vez mais o negro conquista papéis de destaque na TV e explica que talento vai muito além do tom da pele.

"É sempre importante falar sobre a questão do racismo porque ainda existe. A gente vai além de um tom de pele, o talento ultrapassa isso. As pessoas têm que ter respeito pelo que a gente é, e não pela nossa cor. Levanto a bandeira do respeito sempre, independente de ser negro ou não. Muitas das vezes, ele é muito mais atingido, isso é uma outra questão. Fico feliz porque em vários lugares a gente tem conquistado espaço", opina.

Aline Dias comemora por viver a primeira protagonista negra de "Malhação": "A gente vai além de um tom de pele" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Aline Dias comemora por viver a primeira protagonista negra de "Malhação": "A gente vai além de um tom de pele"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Com número crescente de seguidores em suas redes sociais, Aline comemora o carinho recebido, está aprendendo a atualizar com mais frequência o Twitter e Instagram e conta que não foi alvo de ataques de haters. 

"Crítica a gente sempre vai ter e tem que pegá-la e transformar numa coisa boa. Até então não tive nenhum ataque racista ou comentário maldoso. Espero que não tenha porque todos somos iguais. Isso mostra que a gente está evoluindo, conquistando mais espaço", diz ela, que apoia que as pessoas que sofram preconceito denunciem à polícia. 

"É necessário denunciar sim ataques racistas porque a gente está em pleno século 21 e isso não é normal de acontecer. A gente tem que entrar e sair de um lugar, sendo sempre bem respeitada, independente do tom de pele, da raça. Isso é pra ser denunciado sim, é triste de ver", conclui a jovem atriz, ao lembrar casos recentes sofridos por Preta Gil, Taís Araújo e Sheron Menezzes.