Topo

Morre aos 74 anos Silvio Navas, dublador de Darth Vader e Mumm-Ra

O dublador Silvio Navas (à esquerda) e seu personagem mais famoso, Darth Vader - Montagem/UOL
O dublador Silvio Navas (à esquerda) e seu personagem mais famoso, Darth Vader Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

30/07/2016 16h16

Morreu nesta sexta-feira (29), aos 74 anos, o dublador Silvio Navas, conhecido por dublar personagens como Darth Vader em "Star Wars" e "Mumm-Ra", vilão do desenho "Thundercats". Ele foi velado na Santa Casa de Misericórdia de Santos. O enterro foi marcado para 15h30 no Cemitério da Areia Branca, também em Santos, cidade natal do ator.

A causa da morte de Silvio Navas não foi divulgada. Em 2012, o ator fraturou o fêmur após ter uma forte queda no saguão do prédio onde morava. Ele ficou internado na Santa Casa de Santos durante duas semanas e foi submetido a uma cirurgia.

Silvio começou a carreira na extinta TV Excelsior, quando foi convidado por Older Cazarré para dublar, em 1960. Em mais de 50 anos de carreira na dublagem, Silvio Navas trabalhou em centenas de filmes, séries e desenhos animados. Ele também participava de eventos relacionados a "Star Wars" e cultura pop.

Além de Darth Vader e Mumm-Ra, Silvio emprestou sua voz a Papai Smurf e outros personagens de "Os Smurfs" e John Goodman como Fred Flintstone em "Os Flintstones".

Silvio também dublou Gene Wilder como Willy Wonka no clássico "A Fantástica Fábrica de Chocolates" e Marlon Brando como Don Vito Corleone em "O Poderoso Chefão".

Entre os atores, estão Bud Spencer, Kirk Douglas, Charlie Chaplin , Walter Matthau e Charles Bronson. Além de "Thundercats", dublou as animações "Super-Amigos", "Futurama", "Transformers" e "He-Man".