Topo

Rainha dos memes: Gretchen narra gifs e comemora a popularidade na internet

Veja clipe de "Gretchen Dubstep ft. Gretchen"

UOL Entretenimento

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

04/08/2016 13h42

Rainha do rebolado há décadas, Gretchen parece ter ganhado outro título: o de rainha dos memes. Seu rosto e suas expressões ganharam legendas de assuntos aleatórios em montagens e gifs e se espalharam por redes sociais como Facebook e Twitter. Aos 57 anos, a cantora disse não ter entendido essa nova faceta de sua popularidade, mas acabou se divertindo com a brincadeira.

“Comecei a ver muitas postagens com as minhas expressões e fui me inteirar sobre o que era, porque até então não sabia o que era meme (risos). Acho que isso aconteceu pela minha imagem que é muito forte, pelas expressões que acho que são marcantes, mas não me sinto incomodada ao ver minha imagem nesses memes, me divirto, só não gosto quando usam coisas do filme [erótico]", disse em entrevista ao UOL.

Meme criado com cena de Gretchen para o jogo Pokémon Go - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Boa parte das brincadeiras começou com o público gay e os gifs se esparalham pela internet. “O público gay é o mais sincero que existe, a melhor coisa é trabalhar para eles. Quando estou nos shows ou até mesmo em locais públicos, o modo que eles me abordam, como me tratam, realmente sou tratada como um ídolo e isso importa muito para o artista. Fico muito feliz com isso”.

Entre os memes preferidos de Gretchen, estão as comparações com Lynne Spears, a mãe de Britney Spears, e os com legendas sobre o jogo "Pokémon Go": “Não entendo muito dos memes de jogos, mas o do Pokémon é divertido. Acho engraçado também quando falam da Britney, ligam muito a minha imagem com a mãe da Britney, vi uma foto dela e realmente sou muito parecida. Acho muito interessante o fato de as pessoas terem procurado essa semelhança para colocar na internet. Amo ser a rainha dos memes, quero dizer para todos os ‘gifistas’ e ‘memistas’ que continuem fazendo”.

Carreira artística

Gretchen se apresentou em julho em uma boate em Dublin, na Irlanda - Divulgação - Divulgação
Gretchen se apresentando em julho em uma boate em Dublin, na Irlanda
Imagem: Divulgação
De volta à Lisboa, em Portugal, onde mora com o marido Carlos, Gretchen diz que até tenta levar uma vida “fora da fama”, não recusa trabalho quando o convite é bom.

“Já tenho minha vida definida desde que vim morar na Europa e é este o tipo de vida que eu quero, mas não consigo ficar distante do meio artístico. Por mais que eu queria sempre rola um convite ou outro que não dá para negar. Na época do [reality] ‘Power Couple’, fiz shows em lugares que são de amigos, aqui na Europa fiz um show em Dublin, na Irlanda, porque era um espaço de um amigo, as pessoas sentem muita saudade. Por enquanto, vou fazer um show ou outro, mas desde que não seja um compromisso obrigatório”.

Capa do álbum digital de Gretchen com DJ Rody - Divulgação - Divulgação
Capa do álbum digital de Gretchen com DJ Rody
Imagem: Divulgação
Na última semana, Gretchen lançou um novo álbum em parceria com o DJ Rody, com quem canta desde 2011, além de um clipe gravado em Dublin. A cantora desembarca no Brasil em setembro para uma turnê promocional. Feliz, Rody Martins contou como é ser parceiro de trabalho da nova queridinha dos gays.

“Tê-la como parceira é muito bacana porque primeiro é um sonho realizado de infância, estar perto do seu ídolo é um prazer inenarrável, mas a gente tem uma sintonia que não tem muito como explicar, a gente se entende muito bem. Ela é uma amiga especial, cheia de senso de humor, ela realmente tem um temperamento forte, aquilo tudo que tem a ver com os memes, mas ela tem uma doçura”, contou.