Topo

Band lança "X Factor" e diz que aprendeu com transtornos na fase de audição

Paulo Miklos, Fernanda Paes Leme, Alinne Rosa e Rick Bonadio lançam "X Factor Brasil" - Manuela Scarpa/Brazil News
Paulo Miklos, Fernanda Paes Leme, Alinne Rosa e Rick Bonadio lançam "X Factor Brasil" Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

16/08/2016 17h02

Novo reality musical da TV, a versão brasileira de "X Factor" estreará na Band em 29 de agosto com todas as falhas na audição superadas, segundo o diretor Guillermo Pendino, que assumiu o comando do programa após a Fremantle, produtora parceira da Band no projeto, demitir Flávia da Matta pelos erros na seleção dos candidatos, em julho, na Arena Corinthians (SP). 

"Os problemas que aconteceram fizeram a gente a aprender. Aprendemos a lição, superamos e, com certeza, no ano que vem, vai ser diferente do que fizemos errado. Temos mais força para continuar e fazer as coisas o melhor possível. Às vezes acontecem algumas coisas que já fazem parte do passado", afirma Guillermo Pendino, que também é diretor de Entretenimento da Band, durante o lançamento do "X Factor" nesta terça (16), na sede da Band.

Pendino lamentou que muitos candidatos passaram horas na fila passando frio, fome e sede: “Não é nada engraçado o que aconteceu. Na hora teve muita gente além do esperado, mas não saiu do controle, foi um desconforto para as pessoas que ficaram horas esperando, mas fizemos questão de ouvir todos para minimizar os transtornos”, disse.

Conforme noticiou o colunista do UOL Mauricio Stycer, a seleção para participar do “X Factor Brasil” foi um show de horror, com cerca de 30 mil pessoas. Os relatos de participantes deram conta de espera de até 14 horas, em pé, em filas, para cantar brevemente para os jurados.

O júri do "X Factor Brasil" terá o produtor musical Rick Bonadio, os roqueiros Paulo Miklos (ex-Titãs) e Di Ferrero (NX Zero), que não foi à apresentação do programa, e a cantora de Axé Alinne Rosa. Eles não serão "carrascos", diferentemente das edições britânica e norte-americana, com o polêmico Simon Cowell, executivo da indústria musical famoso pelas opiniões controversas no "X Factor" estrangeiro.

"Grande carrasco não tem, os jurados são surpreendentes, não dá para esperar nada deles. Eles não são tachados", explica Fernanda Paes Leme, apresentadora da competição.

O programa será exibido na Band às segundas e quartas, às 22h30, com reprise no canal pago TNT, e terá quatro fases. 

Fases da competição

Criado pelo produtor musical Simon Cowell, o “X-Factor” já revelou estrelas como os grupos One Direction e Fifth Harmony.  A versão brasileira recebeu mais de 30 mil inscritos e a competição é dividida em quatro fases:

1- Audições: Os candidatos se apresentam para os jurados na frente de plateia. O júri vai escolher 100 candidatos e os divide em 4 categorias, 25 em cada

2 - Centro de Treinamento: Cada jurado será mentor de uma categoria. Os competidores serão confinados em hotel e participarão de dinâmicas. Dos 25 em cada categoria, apenas 10 seguirão em frente.

3 - Desafio das Cadeiras: Diante da plateia, 10 candidatos de cada categoria se apresentam individualmente para os jurados. O mentor de cada categoria escolhe quem merece sentar em uma das quatro cadeiras, e poderá realizar substituições se quiser.

4 - Shows Ao Vivo: Os 16 finalistas se apresentam ao vivo. Nos 10 episódios finais, o público poderá decidir por telefone, mensagem de texto e internet. Dos três menos votado, o que recebeu a menor quantidade de votos é eliminado. Os outros recebem uma segunda chance. 

"O mercado é difícil", avalia jurado mais experiente

Jurado mais experiente do "X Factor", Rick Bonadio já participou de quatro competições musicais. No "Popstars" (SBT), revelou os fenômenos Rouge e Br'oz. Já em "Country Star" (Band), "Ídolos" (Record) e "Fábrica de Estrelas" (Multishow), que lançou o grupo Girls, os vencedores não emplacaram.

De acordo com o produtor musical, os cantores enfrentam outra "competição" nas gravadoras após os realities, e o mercado e a mídia influenciam o sucesso ou o fracasso dos campeões.

"Muitos talentos fizeram sucesso, como Rouge. Eu, como profissional do mercado, vejo isso como oportunidade. Esse artista sai para o mercado com muita visibilidade, sai conhecido, com nível acima, mas no momento que vai para a gravadora passa a concorrer com todos. O mercado é difícil, mas ele sai dos realities preparado e conhecido. A forma como a mídia abraça esse artista conta também no caso do sucesso", afirma.

"Grande carrasco não tem, os jurados são surpreendentes, não dá para esperar nada deles. Eles não são tachados", explica Fernanda Paes Leme, apresentadora da competição.

O programa será exibido na Band às segundas e quartas, às 22h30, com reprise no canal pago TNT, e terá quatro fases.