Topo

"Sabia que teria porrada", diz Cleo Pires sobre campanha paralímpica

Paulo Vilhena e Cleo Pires posam "photoshopados" como atletas paralímpicos para a campanha "Somos Todos Paraolímpicos" - André Passos/Divulgação
Paulo Vilhena e Cleo Pires posam "photoshopados" como atletas paralímpicos para a campanha "Somos Todos Paraolímpicos" Imagem: André Passos/Divulgação

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

24/08/2016 14h52

A atriz Cleo Pires sabia que poderia causar polêmica quando decidiu participar de uma campanha em que aparece com membros amputados. "Sabia que teria porrada quando fosse divulgada. Mas eu não tenho medo de briga, e nem de porrada, podem falar o que quiserem de mim”, afirmou ela em entrevista ao UOL nesta quarta-feira (24).

A campanha "Somos Todos Paralímpicos", revelada pela primeira vez na revista "Vogue", foi alvo de crítica dos internautas por não usarem atletas paraolímpicos e por “photoshoparem” os atores. “Como vou representar a Bruna se ela não tem um braço? Os atletas adoraram, o Comitê adorou. Me falaram que nunca teve tanta repercussão das paraolimpíadas. As pessoas que estão de fora não enxergam o tamanho disso tudo. Estou muito feliz com a campanha”, enfatizou a atriz.

Criada pela agência África, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e da revista "Vogue" para promover a venda de ingressos para os jogos, o anúncio mostra a atriz sem um braço representando Bruna Alexandre, paratleta do tênis de mesa, e Paulo Vilhena usando perna mecânica representando Renato Leite, da categoria vôlei sentado. Os artistas são embaixadores do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Como embaixadores do Comitê, Cleo e Paulinho passaram a visitar o centro de treinamento dos atletas paraolímpicos e ouvir histórias de superação. Foi então que pensaram em usar suas imagens para promover a venda de ingressos para os jogos, que acontecem entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio.

“Um dia eu disse que perna mecânica é sexy e bonito. Várias pessoas concordaram e começamos a pensar a criar uma campanha que colocasse isso em evidência. E foi lindo”, contou Cleo, que postou em seu Instagram uma foto de Bruna Alexandre que serviu de inspiração para ela. 

No Twitter e nos perfis oficiais da revista, a maioria dos internautas achou de “mau gosto” a campanha. Procurada pela reportagem do UOL, a revista informou que apoiou a ação, mas que a ideia partiu de Cleo Pires e Paulinho Vilhena.

“A concepção da campanha é da atriz Cleo Pires, do ator Paulinho Vilhena, embaixadores das Paralimpíadas, e da Agência África. A Edições Globo Condé Nast apoia qualquer campanha que estimule o comparecimento ao apoio às Paralimpíadas”, disse. 

O Comitê Paralímpico também enviou um comunicado a reportagem exaltando a ação. “A campanha com a participação dos embaixadores do movimento paralímpico brasileiro Cleo Pires e Paulo Vilhena tem o apoio do CPB. O objetivo da campanha é chamar atenção para as pessoas com deficiência num momento em que o Brasil se aproxima dos Jogos Paralímpicos. De acordo com as estatísticas oficiais, um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência. Mas essas pessoas ainda são, em grande maioria, invisíveis na nossa sociedade. Os atletas estão presentes em outras fotos e ficaram muito felizes em participar da campanha".

A agência África, que criou a campanha, informou ao UOL que compartilha do posicionamento do Comitê. Depois de toda a polêmica, Cleo se justificou com vídeo no Facebook: "Nós como embaixadores emprestamos nossa imagem para gerar visibilidade. E é isso que a gente está fazendo". 

Confira a repercussão nas redes sociais:

 

A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. Nada é por acaso...Acredite em seus sonhos e nos seus pontenciais....Na vida tudo se supera. Ser forte é ter coragem pra continuar. Ter força é ter força pra se superar. Esse é o @renatoleite10 atleta paralímpico de vôlei sentado q tive a honra de representar na campanha #somostodosparalimpicos Qndo recebi o convite pra me tornar Embaixador paralímpico ao lado da minha parceira @cleopires_oficial fiquei mto lisongeado e tbm apreensivo...Oq faz um Embaixador Paralimpico? Sem ter essa resposta ainda clara,fomos convidados para cerimonia de convocacao dos atletas para as paralimpiadas rio 2016 no @ocpboficial em Sp. La nos encontramos com todos os atletas q vão representar o Brasil e tive a oportunidade de conhecer a historia de vários deles! Ali a resposta ficou clara,um Embaixador deve representar,e nada mais bacana que poder usar nossa visibilidade pra dar notoriedade a esses que são na minha opinião verdadeiros HEROIS. Tivemos a ideia de criarmos uma campanha e outros materiais sobre nosso envolvimento e experiência,logo mais vcs verão!! Isso tudo pra trazer atençao do publico e do Estado nao soh para os atletas,mas sim para a necessidade que gira entorno dos deficientes físicos,acredito que será um momento muito relevante para levantarmos essa bandeira. @cleopires_oficial @voguebrasil @nizanng @andrepassos @africaoficial @disenra @pinymontoro

A photo posted by Paulo Vilhena (@vilhenap) on