Topo

"Não pensei na morte", diz Arthur Aguiar sobre doença de Gerusa em novela

Giovanna Grigio e Arthur Aguiar em "Êta" - Paulo Belote/TV Globo
Giovanna Grigio e Arthur Aguiar em "Êta" Imagem: Paulo Belote/TV Globo

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

25/08/2016 14h46

Influenciado pela tônica de otimismo que paira sobre a história de “Êta Mundo Bom!”, Arthur Aguiar se negou durante toda a novela a pensar na morte de seu par romântico, Gerusa, interpretada por Giovanna Grigio. Com uma leucemia em estágio avançado, a personagem não resiste e morre no penúltimo capítulo, que vai ao ar nesta quinta-feira (25).

“Eu não pensei na morte em nenhum momento. Eu, como o Osório, realmente acredito que ela vai segurar e que ficará boa. Não fiz a construção do meu personagem pensando que ela pode morrer. Muito pelo contrário, fiz ele em cima da esperança e do amor que tem por ela”, afirma o ator. “Ele acredita que o amor dele vai curar ela. É muito doido falar isso, mas é o que ele acredita”, diz.

Aguiar elege como a cena mais marcante aquela em que seu personagem revela para Gerusa que ela está com leucemia. Na hora de gravar, ele lembra que se emocionou verdadeiramente: “O público já sabia o que ela tinha, e ela desconfiava havia muito tempo que tinha alguma doença. Foi uma cena difícil de fazer porque eu não conseguia falar que ela estava com leucemia. Para mim foi difícil de fazer e realmente me emocionei”.

Até o último momento de vida de Gerusa, Osório irá acreditar que ela pode sobreviver. "Ora, seja otimista. Acho até que está mais corada", dirá ele no hospital. Em seguida, depois de ser avisado pelo médico que não há mais nada a fazer, o personagem irá dançar valsa com sua noiva e ela morrerá em seus braços.

Gerusa morre nos braços de Osório em "Êta Mundo Bom" - Reprodução/GShow/Êta Mundo Bom - Reprodução/GShow/Êta Mundo Bom
Gerusa morre nos braços de Osório em "Êta Mundo Bom"
Imagem: Reprodução/GShow/Êta Mundo Bom
 

Carreira musical: “Vou estar no palco sendo realmente eu”

No mesmo dia em que termina a novela de Walcyr Carrasco, Arthur Aguiar dá um novo passo em sua carreira musical. O ator e cantor lança seu primeiro CD solo, “O Que Te Faz Bem”, com dez faixas (nove autorais e uma em parceria com o amigo Guga Sabatiê). Segundo ele, o lançamento do disco na web foi programado para o mesmo dia do fim de “Êta Mundo Bom” por coincidência.

"Rebelde despertou essa sensação de estar no palco sendo eu. Para o público, na verdade, eu era um personagem. Agora, eu que escolhi o repertório do show"
Arthur Aguiar sobre o lançamento de seu CD, "O Que Te Faz Bem"

Ele teve sua primeira experiência profissional como cantor na banda da novela “Rebelde”, versão brasileira produzida pela Record baseada no folhetim mexicano. Agora, observa o artista, terá a chance de subir aos palcos como ele mesmo.

“Rebelde despertou essa sensação de estar no palco sendo eu. Para o público, na verdade, eu era um personagem. Eu era o Diego. Eu não escolhi cantar aquelas músicas. A gente conseguiu se apropriar daquelas músicas, e foi muito legal. Mas não escolhemos o repertório, por exemplo, que era responsabilidade do Rick Bonadio. Agora vou estar no palco sendo realmente eu. Eu que escolhi o repertório, tanto as músicas do disco quanto algumas releituras”, diz.

Aguiar diz que aproveitou ao máximo a experiência na novela teen, pela qual conta ser reconhecido até hoje. “Tem uma galera que não assistiu na época e que está vendo agora pela Netflix. Eu demorei para entender isso. Outro dia estava na rua e vierem umas crianças falar comigo. Eu não estava entendendo, daí a mãe delas me explicou”, afirma. “Tenho o maior orgulho de ter feito parte do projeto, foi superimportante na minha carreira. Mas não tenho vontade de voltar a fazer porque tudo na nossa vida são momentos e fases. Eu amei fazer, mas passou. Agora quero viver outras coisas e não ficar preso só naquilo”, completa.