Topo

Carrey é acusado de fornecer remédios à namorada que se suicidou

Jim Carrey com a namorada em Nova York em maio de 2015 - AKM-GSI
Jim Carrey com a namorada em Nova York em maio de 2015 Imagem: AKM-GSI

Do UOL, em São Paulo

19/09/2016 16h28Atualizada em 19/09/2016 18h01

Jim Carrey está sendo acusado na Justiça de facilitar o suicídio da namorada Cathriona White por ter supostamente fornecido os remédios que ela usou para tirar a própria vida. Segundo o site TMZ e a revista "People", o processo foi aberto por Mark Burton, ex-marido de White -- de quem ela ainda não estava oficialmente separada na época de sua morte.

White morreu aos 30 anos em setembro de 2015, após ter uma overdose de analgésicos e sedativos. As drogas estavam prescritas para um homem fictício chamado Arthur King, que seria um pseudônimo do ator Jim Carrey, de acordo com o processo.

Por uma questão de privacidade, é comum nos EUA que celebridades usem um nome fictício para receitas médicas. Porém, a prática de conseguir receitas com outro nome é ilegal na Califórnia.

O processo afirma que Carrey deu os remédios a White cerca de quatro dias antes de sua morte, mesmo sabendo que ela tinha tendência à depressão e havia tentado o suicídio no passado. O ator também é acusado de tentar cobrir seus rastros após o suicídio da namorada, enviando mensagens nas quais dizia que havia colocado os remédios no lugar errado e que ela havia pegado as drogas sem ele saber.

Ainda de acordo com os documentos, Carrey era "obcecado em controlar e manipular White" e monitorava as câmeras de vigilância de uma residência em que a namorada frequentemente ficava. 

Burton ainda acusa o médico pessoal do artista, alegando que ambos "estavam envolvidos em uma conspiração para fornecer remédios a Carrey sob nomes falsos, ilegalmente". 

À "People", o advogado de Burton, Michael Avenatti, afirmou que ele e seu cliente estão pedindo à promotoria de Los Angeles que abra uma investigação sobre a morte de White. "Nós estamos ansiosos para que os fatos e as evidências quanto à conduta do Sr. Carrey e seu papel na morte da Sra. White sejam esclarecidos". 

Relacionamento

Cathriona White trabalhava como maquiadora em Hollywood. Ela e Jim Carrey se conheceram no set de filmagens em 2012 e viveram um relacionamento de idas e vindas desde então. Amigos disseram aos policiais que o casal havia se separado cerca de uma semana antes do suicídio de White. 

O corpo de White foi encontrado pela polícia em 28 de setembro do ano passado com um bilhete de despedida dirigido a Carrey. As suspeitas de que ela cometeu suicídio foram confirmadas.

"Passei três dias desacreditando que você não estaria aqui. Mesmo desolada, posso tentar consertar as coisas. Eu poderia, mas simplesmente não tenho vontade desta vez", escreveu. "Lamento por você achar que eu não estava do seu lado. Tentei dar o meu melhor a você", dizia o texto.