Topo

Moradores de Canindé fazem missa e planejam estátua de Montagner na prainha

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

19/09/2016 20h13

Moradores de Canindé de São Francisco, em Sergipe, farão uma missa de sétimo dia na próxima quarta-feira (21) para homenagear Domingos Montagner, vítima de afogamento no rio São Francisco na última quinta. A cerimônia será realizada na prainha próxima ao local onde o ator da Globo foi levado pela correnteza.

"A população ribeirinha de Sergipe e Alagoas está realizando essa homenagem a ele. Antes, haverá uma programação cultural e artística e a partir das 16h a missa, terminando às 18h com a ave-maria sertaneja", antecipa ao UOL o turismólogo Genilson Aragão, um dos organizadores da missa.

A missa, de acordo com Aragão, foi autorizada pela família de Domingos Montagner e pela produção da novela "Velho Chico". A cerimônia terá início às 14h, horário em que o ator desapareceu no rio, e contará com a presença de parte do elenco da trama de Benedito Ruy Barbosa.

"Marcelo Serrado e Marcos Palmeira já confirmaram presença. Vamos chamar a população da região para a prainha, os indígenas que gravaram com ele, os vaqueiros, grupos folclóricos que trabalham o xaxado e o cangaço, porque Domingos interpretou um cangaceiro e um vaqueiro, duas figuras mais emblemáticas da região", conta Aragão.

Domingos Montagner atuou em "Velho Chico" como o vaqueiro Santo dos Anjos e em "Cordel Encantado (2011), gravada no Nordeste, como o cangaceiro Herculano.

A missa também relembrará as mortes do ator Umberto Magnani (padre Romão), vítima de um AVC hemorrágico em abril, e George Aureliano de Melo, cuidador dos cavalos de "Velho Chico" e assassinado  em fevereiro, antes da estreia da novela.

O turismólogo também estuda instalar uma estátua de alvenaria de Domingos Montagner, em tamanho real, na prainha de Canindé de São Francisco. A ideia é transformar o ator e o personagem dele em "Velho Chico" em "protetores" do rio São Francisco e para eternizar a imagem deles na região.

"Se depender de mim, vai ser colocada uma estátua dele para que as pessoas possam vê-lo, tanto o ator quanto o personagem, Santo, protetores do rio São Francisco. A novela traz à tona a problemática do que o São Francisco vive hoje, e lutamos pela revitalização do rio. Queremos que o nome de Santo dos Anjos e de Domingos Montagner sejam símbolos da nossa defesa", planeja.