Topo

Ex-apresentadora vira modelo plus size: "Não foi fácil ver meu corpo mudar"

Fabiana Saba volta ao mundo da moda como modelo "curve" - Divulgação
Fabiana Saba volta ao mundo da moda como modelo "curve" Imagem: Divulgação

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

20/09/2016 07h00

Uma das apostas como apresentadoras da RedeTV! nos anos 2000 e com uma bem-sucedida carreira de modelo internacional, Fabiana Saba largou tudo há treze anos para viver um grande amor, mas há um mês decidiu retomar a carreira na moda, no entanto, em outra categoria, agora ela é plus size (ou curve).

"Meu corpo mudou quando engravidei, e engordei 30 quilos. Não foi fácil ver meu corpo mudar, ganhar peso", contou a modelo de 38 anos ao UOL.

Fabiana chegou a RedeTV! para substituir Fernanda Lima no "Interligado Games" e logo virou uma das grandes estrelas da emissora, chegando a assumir o "Superpop" por um período. Mas ela relembra que a sorridente menina da TV só existia na frente das câmeras.

"Antes de trabalhar como apresentadora no Brasil, morava em Nova York e namorava o Ralph, que é americano. Continuamos namorando a distância, mas terminamos depois de um ano por conta disso, e eu sofri muito com esse término. Minha mãe me falou uma coisa que marcou: 'Todo mundo vê minha filha feliz na revista, na televisão, sempre sorrindo, e eu vejo uma menina sempre triste, chorando, esperando o telefone tocar'. Essa era a minha resposta, eu vim atrás dele tentar ser feliz com o amor da minha vida, se não desse certo voltaria e começaria de novo, mas deu certo, ele é o pai das minhas filhas e estamos aí", disse ela, que há 13 anos mora em Nova York.

Mãe de duas meninas, uma de 8 e outra de 5 anos, Fabiana conta que seu metabolismo também mudou nessa última década. "Sempre fui muito magra e comi muito. Meu apelido era 'Carrie, a estranha' porque era magrela e esquisita na adolescência. Comia porque queria engordar, conforme fui envelhecendo, meu metabolismo foi diminuindo", contou.

Fabiana na capa da revista VIP em 2002 - Reprodução - Reprodução
Fabiana na capa da revista VIP em 2002
Imagem: Reprodução
O ganho de peso após as duas gestações trouxe uma nova realidade para ex-apresentadora.

"Comecei a me sentir bem insegura, parei de usar shorts, biquíni, fiquei me sentindo 'menos' do que minhas amigas, que eram lindas, modelos, que tiveram filhos e continuaram com o corpo lindo, me sentia estranha. Cheguei a ter momentos de pensar se meu marido, que me conheceu tão jovem, sexy e bonita, me achava bonita ainda. E mesmo ele falando que 'sim', eu me sentia insegura. Queria poder dizer que não foi, mas foi difícil sim, sempre amei meu corpo de todas as formas, mas era difícil ver que minhas roupas não serviam. Estou me libertando disso agora."

Todas somos lindas

Há pouco mais de dois meses, Fabiana estava numa festa quando a amiga e modelo Vanessa Greca perguntou se ela não tinha interesse em trabalhar como modelo "curve", nome usado para classificar modelos fora do padrão zero ou passarela. Fabiana não aceitou, mas logo recebeu uma nova ligação.

"Falei que não tinha corpo de modelo, ela falou que tinha a categoria 'curve', que inclui todos os tamanhos. Após a assinatura do contrato, a ex-apresentadora ganhou as manchetes brasileiras com a volta para a carreira em uma nova categoria, mas foi bastante criticada por não se encaixar no padrão de modelo plus size explorado por aqui.

Fabiana Saba em nova fase da carreira - Reprodução/Instagram fabisaba - Reprodução/Instagram fabisaba
Fabiana Saba em nova fase da carreira
Imagem: Reprodução/Instagram fabisaba
"Fiquei triste com o pessoal que falou que eu não era plus, que eu tinha ganhado dinheiro para falar isso e não foi nada disso. 'Curve' é a categoria que encaixa todos os tamanhos que não são do padrão modelo de passarela. O importante do que estou fazendo é mostrar que a moda está abrindo portas para uma diversidade de corpos. Não pode haver um preconceito, não é só uma pessoa magra, sarada ou um plus grande de um tamanho x, que pode, são todos os corpos do A ao Z, todos os tamanhos tem que ser representados, afinal, todas somos lindas".

Em sua nova jornada, Fabiana contou que ficou nervosa em seu primeiro casting de "volta", mas que ganhou sua confiança de volta.

"Estava tremendo, mas estou me sentindo feliz, chegou o momento de cuidar de mim um pouco. Continuo treinando com um personal, faço pilates e pretendo ficar com o peso que estou porque estou feliz, saudável e me sentindo linda."