Topo

Em "Velho Chico", Afrânio se joga no rio, larga a peruca e decide se matar

Afrânio (Antonio Fagundes) larga a peruca e decide se matar em "Velho Chico" - Reprodução/TV Globo
Afrânio (Antonio Fagundes) larga a peruca e decide se matar em "Velho Chico" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

27/09/2016 09h03

Desesperado com sua busca por Martim (Lee Taylor), Afrânio (Antonio Fagundes) abandonará a peruca e decidirá se matar no capítulo de "Velho Chico" desta terça-feira (27).

O Saruê fica agitado ao ver o Gaiola Encantado, embarcação fantasma onde está o filho. Certo de que ouviu a voz dele, Afrânio se atira nas águas do rio São Francisco para procurá-lo. "Eu tô ouvindo a voz dele... Tô ouvindo a voz de Martim chamar por mim!", diz ele para Cícero (Marcos Palmeira), 

Em meio à busca, Afrânio se liberta da peruca, um dos símbolos de sua transformação no autoritário Saruê. 

Afrânio eventualmente deixa o rio e continua a busca em terra. Mas ele acaba em conflito com a sua própria identidade. "Maldito Saruê! Cadê meu filho? O que você fez com ele?", grita ele. O coronel então coloca uma arma em sua cabeça: "Você vai morrer, Saruê! Você precisa morrer!"

O diretor Luiz Fernando Carvalho já havia adiantado ao site oficial da trama que o verdadeiro Afrânio, deixado de lado pelo cargo de coronel, irá ressurgir. 

"Este Saruê era um homem que abriu mão de seus desejos, sonhos, criando para si uma máscara de coronel populista", explicou Carvalho. "Isso incluiu figurinos mais chamativos, postura egocêntrica, prepotente, além de ambiciosa e megalomaníaca. Ou seja: Afrânio substituiu o prazer de viver pelo prazer do poder de Saruê. Avesso à passagem do tempo, como quem busca uma imortalidade mítica, passou a usar sua inefável peruca como uma coroa patética, da qual vai se libertar em breve".

O personagem também viverá uma mudança de postura. "Ele, agora, escolherá a direção certa a seguir. Abandonando o coronelismo, neste novo caminho, o amor por Iolanda [Cristiane Torloni] o guiará!".