Topo

"MasterChef Profissionais" tem vestiário para participantes "se xingarem"

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

27/09/2016 13h06Atualizada em 27/09/2016 18h08

Pouco mais de um mês após o fim de sua terceira temporada, o "MasterChef" retorna no dia 4 de outubro com sua nova versão: "Profissionais", que reunirá um time de 14 cozinheiros experientes como participantes e trará mudanças em seu formato.

Para se adequar ao perfil dos competidores, o estúdio do programa passou por alterações. As bancadas, agora, serão individuais, e há um novo espaço: um vestiário, onde cada participante tem um armário com seu próprio nome e dois espelhos escondem câmeras, assim como no "BBB". "Todo programa começa e termina no vestiário", adiantou Ana Paula Padrão durante evento de apresentação do programa, nesta terça-feira (27). 

Segundo a apresentadora, a intenção é mostrar os competidores nos momentos em que eles estão mais à vontade. "Eles comentam a receita um do outro, o desempenho um do outro, comentam o que aconteceu, 'poxa, trabalhar com fulana é muito difícil'. É um momento de desabafo. E apesar de eles saberem que existem câmeras ali, como as câmeras não são expostas, eles meio que esquecem e acabam saindo depoimentos superespontâneos". 

Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin e a apresentadora Ana Paula Padrão no lançamento de "MasterChef Profissionais" - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin e a apresentadora Ana Paula Padrão no lançamento de "MasterChef Profissionais"
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

O novo cômodo do programa dará o tom também nas entrevistas de eliminação. "O ambiente já deixa ele disposto a falar sobre o programa e a saída. E ali ele abre o coração", disse a apresentador. 

O jurado e chef Erick Jacquin acrescentou que, na rotina de cozinheiros profissionais, é no vestiário onde eles passam boa parte dos dias. "É no vestiário em que acontece tudo. A gente xinga uns aos outros no vestiário, porque não pode xingar na frente do chef, a gente fuma escondido no vestiário... Quando a gente tá de saco cheio, vai no vestiário, chora no vestiário, dá um murro na porta no vestiário, troca de roupa. Vestiário é uma coisa muito importante pro cozinheiro".

"Critérios mais sutis"

Com profissionais como competidores, o desafio de julgar se torna ainda mais complexo para os jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin, que já gravaram seis dos onze episódios do programa. "Nosso critério de avaliação é diferente. Como todos já tem um nível de excelência, precisamos apelar a critérios muito mais sutis, muito mais refinados", contou Paola.

Isso não significa, porém, que eles serão mais duros. "Não vamos ser mais carrascos, mas a gente vai querer ver o melhor deles, um trabalho de profissional", explicou Fogaça.

O vencedor levará para casa R$ 170 mil, um carro 0km e um troféu. Os dois finalistas ainda ganharão um vale de R$ 1 mil por mês, durante um ano, para compras em um supermercado. 

Estreia "eletrizante"

"MasterChef: Profissionais" será a terceira edição do reality show em menos de um ano, mas o diretor Patricio Diaz não teme que o público fique cansado. "Tem países em que o programa é diário. Acreditamos que temos uma grande temporada. Acho que o diferencial [de ter profissionais] o grande atrativo", disse ele durante a apresentação do programa, nesta terça-feira.

Ana Paula Padrão concordou, dizendo que a equipe do programa tem um "termômetro interno", e prometeu "o primeiro episódio mais incrível e eletrizante de todas as temporadas" do programa.

Jurados e apresentadora posam com os 14 participantes do "MasterChef Profissionais" - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Jurados e apresentadora posam com os 14 participantes do "MasterChef Profissionais"
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews