Topo

Ticiana diz que seu reality de mães é "de verdade": "É comida normal"

Gabriel Gabe
Imagem: Gabriel Gabe

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

21/10/2016 07h00

A comida simples do dia a dia, aquela com toque de mãe, é a aposta do novo reality de culinária no SBT. Ticiana Villas Boas, que se consolidou no formato após trocar o jornalismo pelo entretenimento, em 2014, é a idealizadora e apresentadora do "Duelo de Mães", que estreia no sábado (22).

Em busca de uma nova atração, em meio à saturação de programas do gênero na TV, Ticiana encontrou com sua equipe uma fórmula que, se não totalmente inédita, se distancia de competições bem-sucedidas como "MasterChef", "Hell´s Kitchen", "Bake Off", entre tantos outros.

Ticiana Villas Boas diz que "Duelo de Mães" se diferencia da maioria dos realities de culinária: "È a volta da comida simples" - Gabriel Gabe/SBT - Gabriel Gabe/SBT
Ticiana Villas Boas diz que "Duelo de Mães" se diferencia da maioria dos realities de culinária: "È a volta da comida simples"
Imagem: Gabriel Gabe/SBT
"Estou feliz porque nem nos [programas] gringos tem esse formato, de mães duelando. Tá vendo? Disseram que estava saturado e eu encontrei algo novo", comemora.

O "Duelo de Mães" segue a cartilha de programas de disputa culinária, mas apresenta novidades ao trazer mães de famosos (ou mães famosas) para a cozinha e não exigir pratos de alto nível como o esperado de menus requintados.

"É a volta da comida simples. Fizemos questão de não ter que empratar como nos restaurantes e em todos os outros programas. Gente, ninguém faz isso na vida real, né? Em casa, num domingo, a sua mãe vai empratar o seu prato ou colocar uma tigela de feijoada bem grande?", questiona a apresentadora.

Ela acredita que o programa tem chance de vingar porque, além de rostos conhecidos do público, terá receitas menos mirabolantes. "Eu acho que [o 'Duelo de Mães'] vai ser mais próximo da realidade. As receitas vão ser muito mais acessíveis e fáceis de fazer. É comida normal. Não precisa ir a um supermercado especial para encontrar os ingredientes ou utensílios. Cada mãe vai revelar o seu segredo especial", afirma.

A apresentadora terá, com "Duelo de Mães", o desafio de consolidar o segundo horário de realities de culinária no SBT. Curiosamente, vai disputar a audiência com telejornais - área onde ela começou. "Às 19h15 dos sábados, todas as outras emissoras concorrentes estão com jornal. Vamos ser o único de entretenimento. Tomara que eu ganhe", brinca.

Ticiana Villas Boas no cenário do programa "Duelo de Mães" - Gabriel Gabe/SBT - Gabriel Gabe/SBT
Ticiana Villas Boas no cenário do programa "Duelo de Mães"
Imagem: Gabriel Gabe/SBT
 Original, mas nem tanto

No "Duelo de Mães", as participantes terão que se enfrentar em duas provas a cada programa. Na primeira, "Especialidade de Mãe", elas vão preparar o prato que faz sucesso em suas famílias e, na segunda, "Desafio do Chef", farão uma receita surpresa, pedida pelo chef, que os forcem a sair da zona de conforto.

Este segunda prova é a que promete ser mais interessante, pois os pratos serão julgados às cegas pelos familiares das competidoras. O reality não segue a fórmula da maioria dos programas de culinária, em que o vencedor é definido após um longo processo de eliminações. "Duelo de Mães" não tem continuidade. Cada episódio, disputado por duas mães, terá uma vencedora, que leva um prêmio de R$ 5 mil. Apesar da originalidade, o novo programa do SBT tentará fisgar o telespectador pelos mesmos atributos do gênero, que estimula a competição, a adrenalina e o suspense do resultado.

"Tem elementos dos realities de gastronomia, como o suspense quando o chef anuncia o resultado. Não tinha como fugir desse padrão, até para que se tornasse um reality atrativo. Mas o charme mesmo são as mães cozinhando suas receitas e tentando provar que o que elas fazem é o melhor", explicou a diretora Cassia Dian.

Estão confirmadas participações de Karen Hills, César Menotti e Fabiano, Bruno (da dupla com Marrone), Alexandre Herchcovitch, a apresentadora Maísa, Wanessa Camargo, entre outros.