Topo

Ator estreia em novelas brigando com o "pai" José Mayer: "Aprendo muito"

Edu (Matheus Fagundes) discute com Tião (José Mayer) em "A Lei do Amor" - Estevam Avellar/TV Globo
Edu (Matheus Fagundes) discute com Tião (José Mayer) em "A Lei do Amor" Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

02/11/2016 07h00

Matheus Fagundes tem apenas 19 anos, mas já se destaca em sua primeira novela, "A Lei do Amor". Na trama das nove da Globo, o jovem ator interpreta Edu e tem brigas intensas com o pai, Tião Bezerra (José Mayer), que já ameaçou bater no filho e pensou em interná-lo em um colégio no exterior.

Irritado, o adolescente chegou a fugir para a casa de Pedro (Reynaldo Gianecchini), rival de Tião, e torce pelo amor dele com sua mãe, Helô (Cláudia Abreu). A relação com José Mayer, porém, é ruim apenas na ficção. Nos bastidores, o ator estreante recebe ajuda do colega experiente nas cenas mais difíceis.

"Minha relação com José Mayer é muito boa. É muito querido, muito generoso, uma pessoa com quem estou aprendendo muito. Admiro ele como ator e como pessoa, me recebeu muito bem. É legal ter esse contraponto, são dois personagens que têm uma relação péssima, mas está sendo uma experiência muito boa para mim trabalhar com ele e com a Cláudia Abreu. São pessoas que cresci assistindo pela televisão", comemora ao UOL.

Apesar da pouca idade, o ator diz ter ficado tranquilo nas cenas em que confrontou o "pai" na novela das nove da Globo: "Não senti nenhuma pressão. Sabia que seria difícil, é um trabalho muito importante para minha carreira e minha vida. Sinto mais privilegiado do que pressionado".

Edu (Matheus Fagundes) consola Letícia (Isabella Santoni) em "A Lei do Amor" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Edu consola Letícia em "A Lei do Amor"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo
Nos próximos capítulos, Edu se aproximará da irmã, Letícia (Isabella Santoni), que descobriu o lado malvado de Tião e ficou perplexa por sempre ter defendido o pai, ao contrário do irmão, mais ligado à mãe. O personagem de Matheus também se apaixonará por uma garota que já apareceu na novela.

"Ela vai sendo manipulada e usada pelo pai, parece que não quer enxergar e fica contra a gente. A relação se desgasta, o irmão perde a paciência com a irmã mimada e imatura que ele tem. Ele desiste e diz 'se vira sozinha'. Uma hora fico sozinho com minha mãe, porque não tenho mais pai e não tenho paciência para minha irmã", antecipa o ator, que compara sua família à de Edu.

"Sempre tive uma família muito bem estruturada, mas há momentos difíceis e crises. Já tive muita briga com meu pai, mesmo ele sendo o melhor que posso ter. São coisas normais, acontecem em todas as famílias", afirma.

Papéis complexos desde a infância

Matheus Fagundes é um dos poucos atores jovens da Globo que não começou em "Malhação" e pulou o estágio das tramas adolescentes, mais leves. Estreou na TV em 2015, na minissérie "Felizes para Sempre?", em outro drama familiar. Júnior, seu personagem, descobriu ser filho de seu tio, Cláudio (Enrique Diaz), fruto do relacionamento com Tânia (Adriana Esteves).

Papéis complexos rondam a carreira de Matheus desde a infância. No curta-metragem "Bicho" (2008), viveu Carlos e viu sua mãe ser morta pelo animal de estimação. "Eu fazia um menino que amava os animais e a mãe odiava e matava todos. O último animal que eu tive matou minha mãe. Comecei assim", relembra.

Além da novela das nove da Globo, Matheus gravou participação em "O Homem da sua Vida", série que a HBO lançará em 2017. Ele sonha seguir os ídolos Rodrigo Santoro e Wagner Moura e iniciar uma carreira internacional: "Tenho muito orgulho de fazer trabalhos que considero bons. Trabalhei com Fernando Meirelles, Chico Teixeira, grandes diretores, com 19 anos. Sou muito feliz pela minha trajetória".