Topo

Fogaça estreia reality e diz que vê menos os filhos por causa do trabalho

Henrique Fogaça abriu sua vida durante nove meses para o reality "200 Graus" - Divulgação
Henrique Fogaça abriu sua vida durante nove meses para o reality "200 Graus" Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

04/11/2016 07h00

Henrique Fogaça viu seu nome se tornar conhecido do grande público em 2014, com a chegada da edição brasileira do “MasterChef”. Na época, o chef já tinha uma rotina atribulada, como proprietário de três restaurantes – o quarto, Jamile, seria inaugurado em 2015 – e vocalista da banda de hardcore Oitão. A fama trouxe ainda mais oportunidades de trabalho e mudanças na vida pessoal.

O chef Henrique Fogaça no bar do restaurante Sal Gastronomia - Moacyr Lopes Junior / Folhapress - Moacyr Lopes Junior / Folhapress
Além de jurado do "MasterChef", Fogaça é sócio de quatro estabelecimentos
Imagem: Moacyr Lopes Junior / Folhapress

“Ela não mudou a minha rotina, ela só trouxe mais coisas, mas eu continuo sendo a mesma pessoa”, disse ao UOL o chef, que nesta sexta-feira (4) estreia mais uma empreitada: o reality show “200 Graus”, do Discovery Home & Health, que irá mostrar seu dia a dia em 13 episódios. “Aparecem mais eventos, mais coisas. Tenho que viajar, tenho a banda de rock, aulas de cozinha, palestras... Mas a fama não mudou o jeito que eu sou, só trouxe mais trabalho”.

Pai de Olívia e João, que o acompanhava no dia da apresentação do novo programa, o chef é recém-separado e agora tem menos tempo para ficar com os filhos. “Afetou um pouco a relação com os meus filhos, que eu consigo ver pouco. Eu estou sempre viajando pra lá e pra cá, dois meses gravando, então não consigo ver tanto. Estou separado há um ano e pouco, eles ficam com a mãe”.

90% de sua vida

Discreto em sua vida pessoal, Fogaça admitiu que teve receio de ter uma equipe acompanhando todos os seus passos – e chegou a pedir para algumas cenas ficarem de fora do “200 Graus”, mas não especificou o quê. “Tive um receio sim no começo, de talvez mostrar coisas muito íntimas. Falava ‘isso aqui a gente não precisa mostrar’. Não lembro exatamente o que era, mas era um mínimo, 10%. 90% é realmente como é minha vida”.

E essa vida é corrida: no episódio de estreia do reality, Fogaça passa por seus quatro estabelecimentos (Sal, Cão Véio, Admiral’s Place e Jamile), cria novas receitas, interage com clientes e ainda se prepara para receber o prêmio Homem do Ano, da revista “QG” – tudo enquanto é acompanhado por uma série de amigos, sócios e colaboradores, com os quais o trato é bem mais ameno em comparação ao recebido pelos candidatos do “MasterChef”. O cachorro do chef, o labrador Granola, também faz uma participação especial.

As filmagens duraram nove meses, ao longo dos quais Fogaça ficou mais acostumado em ter as câmeras acompanhando-o o tempo todo. “No começo eu ficava meio preso, qualquer movimento que você vai fazer, a pessoa está atrás, filmando. Mas depois de um tempo falei ‘é isso mesmo, deixa’, vou desencanar que fica mais natural, mais verdadeiro”, conta ele, que chegou a pensar em desistir da atração: “Algumas vezes cheguei a cogitar, mas não [levei ao fim]. Pensei ‘filma aí, deixa acontecer’”. 

"200 Graus" vai ao ar às sextas-feiras, às 21h15. Os treze episódios serão exibidos em duplas.