Topo

Douglas Sampaio enfrenta gigante e fica paraplégico em "A Terra Prometida"

Douglas Sampaio é Rune em "A Terra Prometida" - Munir Chatak/Record
Douglas Sampaio é Rune em "A Terra Prometida" Imagem: Munir Chatak/Record

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

14/11/2016 07h30

Quase um ano após sair de “A Fazenda” como campeão (e milionário), Douglas Sampaio ganhará uma trama dramática na novela “A Terra Prometida”. Seu personagem, o jovem guerreiro Rune, se tornará paraplégico logo após se casar com Livana (Letícia Medina), quando cai do cavalo e é pisoteado por ele ao tentar enfrentar um gigante que roubava a comida da festa.

A história, que vai ao ar a partir desta terça-feira (15), não é uma novidade completa para o ator. Em 2011, seu personagem em “Malhação”, Jefferson, teve o mesmo destino: se tornou paraplégico após cair de um muro. E a experiência ajudou Douglas a incorporar o drama de Rune, já que os dois personagens, apesar de viverem em épocas diferentes, ficam frustrados por não poder mais fazer coisas que antes faziam normalmente.

“Ajudou muito porque eu resgatei essa frustração, [o Jefferson] era um personagem que eu tinha que trabalhar bastante o psicológico”, conta o ator ao UOL. “Tive que ler histórias de superação, como a do [ex-BBB e atleta] Fernando Fernandes, do Marcus Menna, do LS Jack, para eu buscar essa coisa... Tem o sofrimento, mas também a coisa motivacional, tive que me aprofundar um pouco mais. Lembrei essas histórias e fui resgatando, isso com certeza me ajudou. Eu não fui cru, não era um mundo totalmente novo”.

Rune sentirá bastante essa frustração nos próximos capítulos da trama. “No ápice de um casamento, de poder ter uma relação, todos esses pensamentos vão rodando a cabeça dele. Ele é um guerreiro, um cara que se preparou a vida inteira para enfrentar uma guerra, ficar impossibilitado por causa das pernas é muito frustrante. E naquela época não tinha cadeira de rodas, ele é mais dependente ainda do que nos dias atuais”, diz Douglas, ressaltando as condições difíceis com as quais o personagem terá de lidar.

8.dez.2015 - Douglas Sampaio é o oitavo vencedor de "A Fazenda" - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Douglas Sampaio se tornou o oitavo vencedor de "A Fazenda"
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews
“Tenho que me arrastar pra pegar um copo d’água e sou a todo momento levado pelos meus companheiros no colo. É como se eu fosse um neném grande. Não muito grande, porque não sou tão alto assim, aí dá uma facilitada”, brinca.

O acidente

Para as gravações do acidente, Douglas contou com auxílio de dublês – mas também teve a experiência de cair do cavalo, literalmente. “Gravei caindo no colchão, eles [dublês] gravaram caindo no chão direto”, lembra. “Tudo o que eu pude fazer sem dublês, eu fiz. Mas tinha muita coisa perigosa. Os caras caíram do cavalo à vera, ficaram embaixo do cavalo quase tomando patada. A gente fica meio assustado porque eles também são humanos, dublê não é ninja”.  

Apesar do susto, o ator não ficou apreensivo em fazer as cenas com o cavalo, já que é acostumado com o animal. “Fiquei amarradão, sempre gostei de andar a cavalo. Na verdade, eu dei sorte. Fiz um personagem que anda muito a cavalo e é totalmente dependente do cavalo agora, paraplégico. As pernas dele vão ser as pernas do cavalo. Não tive nenhum medo, já tomei tombo feio e não aconteceu nada, graças a Deus”.

Atuando em sua primeira novela bíblica, Douglas acredita que “Terra Prometida” é uma boa influência para os fãs que o acompanham. “A gente acaba recuperando alguns valores que a gente vem perdendo no decorrer dos dias: perceber pequenas coisas, honrar pai e mãe, ter essa relação de afeto  mais valorosa, a gente está muito superficial, e a novela toca bem nesse sentido, do amor, de você ter consideração pelo seu próximo”.

"A Fazenda" e Rayanne

Passado um ano da final da oitava edição de “A Fazenda”, da qual se tornou o campeão pouco após tomar um tapa de Mara Maravilha, Douglas afirma que o reality ajudou a dar mais estabilidade para ele e sua família – ele é pai do pequeno Bernardo, de seis anos. “Não é muito legal um ator se expor num reality show. A gente quer mostrar o nosso trabalho, não a nossa vida pessoal. Mas era atraente para mim – não pelo prêmio principal, mas eu sabia que pelo cachê eu poderia me estabilizar por algum tempo”.

A passagem do ator pelo programa ficou marcada pelo seu jeito explosivo, e ele garante que está tentando melhorá-lo. “Nunca fui de sacanear ninguém. Meu pai é muito corretinho e eu meio que herdei isso, só com um pouco de explosão, que eu estou aprendendo a moderar. Depois do que eu passei lá, acho que aturo qualquer coisa”, completa.

O confinamento também rendeu um romance com a atriz e modelo Rayanne Morais. Os dois moram juntos no Rio de Janeiro e estão noivos, mas não têm pressa de oficializar a união. “A gente está curtindo o nosso momento, a gente não está com essa pressão de casamento. O tempo que der, quando der, a gente faz tudo direitinho”.

No momento, os dois estão com agendas cheias: enquanto ele grava “A Terra Prometida”, Rayanne iniciará em breve os trabalhos de “Belaventura”, novela da faixa das 19h30 na Record, na qual ela interpretará a protagonista. “A gente está numa relação de ‘Oi, amor, tudo bem?’, ‘Tchau, amor, tô indo’. A gente só se encontra para perguntar se está tudo bem. É gostoso, porque a gente vive uma coisa de namoro, a gente não fica 24 horas juntos”, conta o ator.

Com a novela bíblica prevista para acabar em março, Douglas já tem planos: parte de uma dupla sertaneja com o também ator Rodrigo Phavanello, ele quer retomar a carreira musical, que ficou de lado por conta das gravações intensas da trama. “Eu quero voltar com a música, porque eu fico em abstinência total. Por mais que eu esteja fazendo uma coisa que eu amo, eu também sinto muita falta de música”.