Topo

Eliminação de João e confusão entre Ivo e Dayse marcam o "MasterChef"

Do UOL, em São Paulo

16/11/2016 01h02

O “MasterChef” dessa terça-feira (15) foi marcado por uma confusão entre os participantes Ivo e Dayse, a emoção de Marcelo e a eliminação de João.

O participante foi eliminado após preparar um ravióli de nabo e filé de peixe no caldo asiático. O objetivo da tarefa era juntar as culinárias do Japão e Itália e deixar os sabores em harmonia. João foi para berlinda com Fádia, que acabou levando a melhor.

“Não tem pior, os dois pratos foram bem feitos, o do João está muito bonito, o da Fádia está menos bonito, um outro tipo de trabalho, mas está saboroso”, disse Érick Jacquin antes do resultado. “João no seu prato faltaram os dois países e por isso você deixa o programa."

Após a eliminação, rolou um climão com Ana Paula Padrão na despedida do professor de culinária. Ao questionar a avaliação de uma das provas, João disse que a apresentadora era leiga em relação aos critérios que deveriam ser avaliados, mas Padrão não deixou por menos.

“Sou completamente leiga, você está corretíssimo, mas eu sou a ponta final da sua profissão, se você não me agradar não agrada ninguém”, rebateu.

Emoção

Na corda bamba na prova de eliminação, Marcelo conseguiu se destacar e foi bastante elogiado por todos os jurados.

“Você tocou meu coração com a comida, está muito bom porque quando você come você sente a trufa, o tarê, o peixe na textura certa, o creme de leite, é uma sinfonia perfeita. Não sei se você vai ganhar essa competição, o que eu sim sei é que você é um dos maiores talentos que esse país tem em gastronomia. Estou impressionada”, disse Paola, levando Marcelo às lágrimas.

"Pega a vassoura"

Ivo e Dayse acabaram se desentendendo na segunda etapa da primeira prova. A discussão começou na montagem do segundo prato, quando Dayse errou o corte dos aspargos. Após reclamar que não estava fazendo nada, Ivo disparou contra ela: “Então pegue a vassoura e varre o chão”, deixando a participante chateada. Paola também não escondeu sua irritação com o comentário, considerado machista por muitos usuários do Twitter que comentaram a atração.

Dividida em cinco etapas, a prova foi complexa e classificada como cansativa pelos participantes que tiveram que desossar um cordeiro inteiro e separar algumas partes como carre, pernil, picanha e o tranche em 20 minutos. Para o trabalho, os participantes foram divididos entre a equipe azul com Fádia, Marcelo e João, e a vermelha com Ivo, Dário e Dayse. O especialista em carnes István Wessel levou uma equipe para avaliar os pratos.

Na primeira etapa, a equipe vermelha acabou esquecendo o pernil, mas foi elogiada nos cortes. Já a equipe azul confundiu patinho com picanha, além do corte errado do carré, dando a vitória da primeira prova para a equipe vermelha.

Na segunda etapa da prova, os participantes tiveram o mercado liberado durante todo o tempo para produzir um prato com cada peça de carne. A equipe vermelha decidiu fazer tranche com batata rostie e chimichurri. A azul optou pelo tranche com cuscuz marroquino e molho de hortelã com tahine e levou a vitória nessa fase.

“O molho e o cuzcuz valorizaram o cordeiro e fiquei com mais vontade de repetir”, explicou István Wessel sobre a escolha.

A equipe azul acabou levando o segundo ponto consecutivo com seu carré acompanhado de babaganuche e molho de hortelã, bastante elogiado pelos especialistas por causa do ponto da carne. O carré acompanhado de legumes grelhados e molho aioli da equipe vermelha não foi bem visto.

“A outra equipe está ganhando porque está trabalhando em grupo”, reclamou Dayse.

Na penúltima etapa, as equipes tiveram que preparar um hambúrguer de cordeiro com acompanhamentos. Na liderança, a equipe azul acabou derrubando um dos hambúrgueres no chão, mas conseguiu entregar o prato. A equipe vermelha, no entanto, levou a melhor e garantiu o empate entre as equipes.

Na última fase, os participantes tiveram que preparar um picadinho de cordeiro com acompanhamentos. A equipe azul fez um picadinho flambado com conhaque e o time vermelho, picadinho flambado com vinho do porto.

“A equipe azul tende a ser mais ousada e a vermelha tende a ser mais tradicional. Achamos as carnes muito picadas da equipe azul. O prato da equipe vermelha a gente viu o que a gente imagina quando pensa num picadinho”, disse Wessel, que acabou dando a vitória para Ivo, Dayse e Dário, colocando a equipe azul na próxima da eliminação.

Prova de Eliminação

Na prova de eliminação, Marcelo, Fádia e João tiveram que juntar a culinária japonesa e italiana no mesmo prato. Marcelo fez um pargo e antepasto de beringela com temaki de creme de leite, alho negro e ovas, ganhando grandes elogios dos jurados.

Fádia conseguiu ficar na média com sua batutta de champignon e filé mignon com tempura de shissô, mas não empolgou na sua apresentação.

João preparou um filé de peixe ao pesto de ervas e ravióli de nabo recheado com mousse de peixe. Apesar da bonita apresentação, Jacquin julgou que o prato não respeitava ao que foi pedido e o participante foi eliminado.