Topo

Rita Lee lança livro e filho torce por volta aos palcos: "Uma incógnita"

Mariana Ximenes contou que é louca pela cantora - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Mariana Ximenes contou que é louca pela cantora
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

16/11/2016 19h54

Rita Lee lançou sua biografia "Rita Lee: Uma autobiografia", escrita por ela mesma, na tarde desta quarta-feira (16) na Livraria Cultura em São Paulo. Cerca de trezentas senhas para fãs foram disponibilizadas e acabaram se esgotando logo na primeira hora de distribuição.

Apesar das regras de proibição de selfies ou vídeos na mesa de autógrafo, a doçura de Rita com cada fã que chegava até ela deixava evidente que as "ordens" foram criadas para evitar alguém mais eufórico e não por um pedido da cantora - deixando até algumas pessoas quebrarem o protocolo.

Rita Lee lança livro em tarde de autógrafos - Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News - Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News
Rita Lee lança livro em tarde de autógrafos
Imagem: Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News
Filho de Rita, Beto Lee contou que já escutou inúmeras vezes algumas histórias narradas na biografia. "Eram histórias contadas na mesa de jantar, festas de fim de ano, conheço takes alternativos, visões de terceiros, nunca estive tão por dentro".

Beto também comentou o afastamento da mãe dos palcos, mas torce para que ela encerre a carreira com um grande show.

"Você vê a chama começando com uma faísca, depois o fogaréu e a brasa, ela esta na fase da brasa, ela não deixa de fazer as coisas, mas fisicamente o palco estava um pouco difícil. Show de quase duas horas chega uma hora que pesa, mas acho bacana que ela soube a hora de parar, uma decisão consciente. A gente fica um pouco triste, a gente quer e ela faça um show para coroar esses 50 anos, mas ela está aproveitando essa fase, não vai deixar de compor. Ela é uma incógnita, vai que daqui um ano ela surpreende todo mundo e fala que vai fazer 10 shows para encerrar".

Na relação entre mãe e filho, Beto classifica Rita como uma grande amiga.

"Ela é uma mãe muito tranquila, todas as broncas que tomei dela foram merecidas, sempre foi uma mãe muito presente, ela conhece meus podres e eu conheço os dela, não temos só uma amizade de mãe e filho, mas de parceiros musicais, irmãos, atravessa qualquer rótulo".

Encontro de Ritas

Ritas  - Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News - Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News
Amiga de Rita Lee, Rita Cadillac comparece com a cachorra de estimação ao lançamento da biografia da cantora na Livraria Cutlura em São Paulo
Imagem: Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News

Rita Cadillac, amiga de anos da cantora, chegou cedo para garantir seu autógrafo e uma conversa rápida.

"A gente frequenta a casa uma da outra e ela mandou eu trazer até minha cachorrinha. Um dia ela foi em casa e levou uma pantufa para andar pela casa, minha cachorrinha começou a brincar e ela deu a pantufa. Somos amigas há anos, de frequentar a casa uma da outra e estou louca para ler o livro".

Luísa Mell esperou cerca de uma hora para ser atendida e saiu emocionada após o encontro com Rita.

"Sempre fui muito fã, sou apaixonada pela arte, pela pessoa, pela luta com os animais e você esperar por um autógrafo e ela falar que deveriam fazer uma estátua para mim por causa da luta pelos animais... Me emocionei muito, não estou aguentando".

Mel Lisboa estudou muito a vida de Rita para interpretá-la em "Rita Lee mora ao lado" em 2014 e relembrou a emoção de dar vida ao ícone do rock.

"Fui muito feliz interpretando a Rita, mas a responsabilidade era gigantesca e eu tinha consciência. Durante o processo até o dia de começar o ensaio tive vários momentos de 'chama outra pessoa, não vou conseguir fazer'", relembrou rindo.

De férias em São Paulo, Mariana Ximenes fez questão de dar um beijo na cantora.

"Sou louca por ela, quando era pequena o pai da minha melhor amiga falava que eu parecia com ela, pela personalidade e por ser meio ruivinha", contou.