Topo

Dayse vence homens e vira queridinha do "MasterChef": "Sou bruta"

Dayse vence prova de eliminação do "MasterChef Profissionais" na última terça (29) - Carlos Reinis/Band
Dayse vence prova de eliminação do "MasterChef Profissionais" na última terça (29) Imagem: Carlos Reinis/Band

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

30/11/2016 18h42

Dayse Paparoto começou como zebra, mas virou queridinha do público do "MasterChef Profissionais". A chef de 31 anos conquistou a torcida nas redes sociais e virou símbolo na luta contra o machismo na cozinha após derrotar os homens que a subestimaram, como Marcelo, Dário e seu ex-chef Ivo, eliminado na última terça (29). Empolgada para a final do reality, a participante sonha alto e quer apresentar um programa de TV.

Em menos de 24 horas, Dayse ganhou mais de 7.000 seguidores no Instagram e 6.000 no Twitter. A chef também viu crescer a tietagem dos fãs e o movimento do restaurante onde trabalha, Feed Food, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo).

"Aumentou o movimento e se eu saio em qualquer lugar não consigo voltar cedo, porque todo mundo me para na rua para tirar foto. É impressionante, fico até assustada. Sou cozinheira, não sou artista. É meio novo isso para mim", conta Dayse, surpresa, ao UOL.

Marcelo prova o prato de Dayse em "MasterChef Profissionais" - Carlos Reinis/Band - Carlos Reinis/Band
Marcelo prova o prato de Dayse em "MasterChef Profissionais"
Imagem: Carlos Reinis/Band
O número de fãs cresceu após a chef ter vencido a prova de eliminação, com ingredientes da terra e do mar, e se vingado de Marcelo, que havia escolhido para ela a fraldinha com a intenção de prejudicar a rival. Ele foi convidado pelos jurados para provar o prato e gostou. Durante o "MasterChef", Dayse trocou mensagens com Marcelo e reprovou a estratégia dele, que passou a ser odiado na internet: "Temos um grupo e trocamos mensagens. Ontem eu falei com o Marcelo: 'Você foi muito burro, está sendo assistido e dá uma dessas'".

Dayse já desafiou outros chefs

Para a semifinalista do "MasterChef", o público gosta dela pela autenticidade: "Acho que a galera me elogia por causa da minha postura. Até meus amigos falam: 'A Dayse sendo Dayse'. Sou desse jeito mesmo".

Com esse jeito, ela enfrentou os homens que a menosprezaram no "MasterChef". Além de Marcelo, há duas semanas Ivo mandou a concorrente varrer o chão e foi criticado. No programa, Dayse comemorou a eliminação de seu ex-chef: "Quando eu era subchef ele não acreditava em mim. Ele não acredita até hoje".

Na avaliação de Dayse, Ivo não foi machista, porém exagerou no programa: "Dentro da cozinha, o chef pedir para ajeitar algo bagunçado é normal. Em uma competição só com chefs, não sei se caiu muito bem. Você não vira para o subchef ou o cozinheiro e fala 'varre o chão', você fala para o stuart, que é o ajudante de todos".

Dayse Paparoto, semifinalista do "MasterChef Profissionais" - Divulgação /Band - Divulgação /Band
Dayse Paparoto, semifinalista do "MasterChef Profissionais"
Imagem: Divulgação /Band
Dayse também desafiou outros chefs para conquistar seu espaço. O primeiro foi o renomado Laurent Suaudeau, que escolheu a então estudante de gastronomia para ser sua estagiária. Ela saiu de Mogi das Cruzes, sua cidade natal, e teve de ralar dobrado em São Paulo para se firmar na profissão. O esforço está marcado nas queimaduras e cortes que carrega no braço.

"Era um chef que não gostava de mulher na cozinha. Sou meio bruta e entendi que se quisesse trabalhar não podia ser mulherzinha. Sempre tive que ser meio bruta para conseguir me manter em um emprego, porque o chef coloca as meninas na salada e eu não queria salada, queria fogão, ser subchef, chef. Quando entrava na salada eu tinha que me esforçar o dobro dos caras para mostrar que podia ir para o fogão", relembra.

A favorita do "MasterChef", na opinião do público, não liga muito para a fama repentina, mas quer aproveitar o sucesso para se manter na televisão: "Meu sonho é ser apresentadora de um programa de culinária na TV. Sempre quis isso. Queria um programa diferente, não esses de bancadinha, ingredientezinho. Quero uma pegada diferente, pegar a mochila nas costas, ir para a feira, ir para a fazenda. Um negócio meio doido, tem que acompanhar minha vibe", explica.