Topo

"Lorena é fofa, mas com gênio forte", diz Maisa sobre "Carinha de Anjo"

Lorena Queiroz, protagonista de "Carinha de Anjo" - Lourival Ribeiro/SBT
Lorena Queiroz, protagonista de "Carinha de Anjo" Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

06/12/2016 07h00

Protagonista de "Carinha de Anjo", Lorena Queiroz não é tão diferente de Dulce Maria: ela tem a meiguice de uma criança, mas ao mesmo tempo consegue ser tão divertida e autêntica quanto a personagem. 

A atriz de 5 anos cativou a equipe da novela, do elenco à direção, justamente pelas qualidades que possui em comum com a garota angelical que apronta todas em um colégio de freiras.

Lorena, nas palavras do diretor artístico Fernando Pelégio, do SBT, "é um gênio". O elogio não é para menos. A atriz mirim, que nunca havia feito televisão antes de "Carinha de Anjo", desbancou dezenas de crianças ao conseguir o papel. Mas o que ela tem de tão especial para ter sido escolhida?

"A Lorena já veio pronta. Quando ela [Márcia Italo, diretora de elenco] pediu a minha sugestão ela já estava praticamente escolhida. Eu não tive muita dificuldade [de aprovar] porque a Marcia teve uma sensibilidade muito grande", diz a autora Íris Abravanel, que faz a supervisão do remake adaptado por Leonor Corrêa.

As qualidades incluem facilidade para decorar texto, profissionalismo (ela chega a grava até cinco dias por semana) e carisma. Maisa Silva, que faz a vlogueira Juju, também começou cedo na profissão e diz que para ela a atriz mirim tem o gênio forte da personagem.

Lorena Queiroz é Dulce Maria em "Carinha de Anjo" - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Lorena Queiroz é Dulce Maria em "Carinha de Anjo"
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
"Olhe para a cara dessa menina! Ela é completamente fofa. É um amor, engraçada, linda e tem talento. Ela tem uma personalidade fortíssima aos 5 anos, assim como a Dulce Maria. Nós somos diferentes em alguns aspectos. Eu lembro que eu [quando começou a carreira na televisão] levava boneca e ela tem eletrônicos. Meu Deus, em que geração estamos? Ela fala, 'a gente é moderna'. É maravilhosa", afirma.

Priscila Sol, a Tia Perucas, diz que a atriz mirim é tão espontânea que chega a ser difícil se acostumar. "Sou muito apegada e falo com ela quase todos os dias, mas não me acostumei. Ela é muito especial. Não é uma criança que vai ficar rindo se não estiver bem. Se estiver com fome, ela vai falar. O rosto dela é muito angelical, mas ao mesmo tempo ela tem muita personalidade. Ela foi escolhida porque [o papel] tinha que ser dela mesmo", opina.

A personalidade forte de Lorena Queiroz também foi descrita pela mãe da atriz mirim, Gabriela Queiroz, ao UOL: “É muito dramática! Ela fez um machucado, a vida dela vira um horror. É muito madura para o tamanho dela e também obediente. Às vezes, até brinco com ela, 'você tem certeza que tem 5 anos?' Eu falo que ela é uma velha de 90 porque é muito preocupada. Ela vê uma pessoa na rua e já fica perguntando... É muito curiosa e está sempre disposta a aprender", conta

"Dulce Maria encontrou Lorena"
A diretora de elenco Márcia Ítalo, que escolheu a pequena atriz, diz que Lorena preencheu todos os pré-requisitos necessários para a personagem.

"Para chegar numa personagem como a Dulce Maria tem todo um pacote que precisa se preenchido: voz, olhar, corpo, resistência, temperamento... Eu digo que é a Dulce Maria que encontrou a Lorena".

O principal desafio, acredita, é trabalhar com crianças com pouca idade. "Essa é a grande dificuldade. Em nenhuma outra novela ['Carrossel', 'Chiquititas' e 'Cúmplices de um Resgate'] a gente fez com crianças tão pequenas. Agora ter uma protagonista de cinco anos e uma turma nessa faixa etária? Isso deu um frio na espinha. Até porque elas não sabem ler nessa idade", afirma.