Topo

Mariah Carey dá "não entrevista" para não falar de seu "não reality show"

Mariah Carey no lançamento de "Mariah"s World" - Reuters
Mariah Carey no lançamento de "Mariah's World" Imagem: Reuters

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Los Angeles

10/12/2016 07h00

Quando a assessoria de imprensa de uma celebridade qualquer oferece uma entrevista e pede que as perguntas sejam enviadas com antecedência é de se esperar que algum tipo de censura vá acontecer. 

Mas quando a equipe da cantora Mariah Carey chamou a imprensa latino-americana para falar do lançamento de “Mariah’s World”, um reality show que, segundo sua assessoria, é uma “série documental, não um reality show” — embora seja assinada pelos mesmos produtores do reality show “Keeping up with the Kardashians” — a censura foi a níveis impossíveis de se realizar uma entrevista com um mínimo de conteúdo.
 
Primeiramente, a assessoria vetou a pergunta da reportagem do UOL de por que ela não queria que o programa fosse chamado de reality show e o que ela não gostava neste tipo de formato. Se algum dos jornalistas não respeitasse o veto, a entrevista seria encerrada imediatamente.
 
Detalhes sobre o cancelamento de sua turnê no Brasil — ou qualquer referência, como por exemplo quando ela pretende voltar a se apresentar no país — também foram cortados.
 
Todo repórter que cobre entretenimento, seja no Brasil ou no exterior, também sabe que, na maioria esmagadora dos casos, perguntas de cunho pessoal estão vetadas por definição em entrevistas de divulgação de filmes e programas de TV. 
 
Mas quando se trata de um reality show, quer dizer, de uma “série documental”, em que o artista expõe exatamente sua vida pessoal, fica difícil falar do programa sem tocar neste assunto, certo? Errado.
 
Eis algumas das proibições listadas pela assessoria:
•       Questões sobre a vida pessoal de Mariah estão proibidas. As perguntas devem focar em "Mariah's World", sua música, moda e beleza
•       "Mariah’s World" é uma série documental em 8 episódios, não um "reality show"
•       Por favor, não peça para tirar foto/selfie ou autógrafo a Mariah
 
Mariah com o ex-noivo James Parker: casamento adiado e seu fim também foi vetado em entrevista, apesar de aparecer em programa - Reprodução/TMZ - Reprodução/TMZ
Mariah com o ex-noivo James Parker: casamento adiado e seu fim também foi vetado em entrevista, apesar de aparecer em programa
Imagem: Reprodução/TMZ

Não casamento vetado
No primeiro episódio de “Mariah’s World”, disponibilizado exclusivamente para a imprensa, Mariah está em turnê pela Europa. O programa supostamente deveria mostrar os bastidores desta turnê, mas pouco se vê disso no primeiro episódio. 
 
Em meio a tudo isso, a cantora está planejando seu casamento com o bilionário australiano e produtor de cinema James Packer. Ela chega a provar o vestido de noiva. Mas, por pressão de sua empresária Stela Bulochnikov, acaba tendo que adiar a cerimônia. 
 
Após a gravação de algumas cenas, toda a imprensa de celebridades tornou público o rompimento do casal. Mas na entrevista de divulgação do programa estavam vetadas quaisquer perguntas relativas ao casamento que não aconteceu — mesmo ele aparecendo no programa.
 
Nem no programa da apresentadora Ellen DeGeneres, que não respeitou nenhum dos vetos, Mariah quis comentar o caso. Ou melhor, o fim de caso que, de acordo com o programa, tem muito a ver com a influência de sua empresaria e “melhor amiga” sobre a cantora.

Proibido namorar e chorar
Stela Bulochnikov, aliás, tem papel de destaque na tal série documental. Além de ser a responsável por convencer Mariah a adiar a seu casamento, aparece contratando uma nova assistente. Para conseguir o emprego, no entanto, a jovem deve respeitar algumas regras: ficar um ano sem namorar, mesmo tendo namorado, e estar proibida de chorar no trabalho.
 
Esta última recomendação provavelmente se deve ao fato de que Stela já tem uma reputação. É uma pessoa que trata todos aos gritos. Ela mesma admite isso em uma das inúmeras cenas em que aparece do reality. 
 
Durante as duas horas e meia em que os jornalistas aguardavam pela entrevista com Mariah, Stela deu uma demonstração de seus shows de gritaria nos corredores dos estúdios da rede NBC. Uma das assessoras fechou a porta da sala de espera, constrangida.
 
É interessante observar o comportamento da empresária, especialmente depois da entrevista com Mariah. Quando questionada por que demorou tanto tempo para fazer uma série de bastidores de sua turnê — coisa que artistas como Madonna, U2 e até Michael Jackson já fizeram nos últimos 25 anos — a cantora disse que “no começo, não tinha controle de sua carreira”.
 
O programa, no entanto, mostra que Mariah ainda não tem controle nem de sua vida nem de sua carreira. E que empresários continuam a tomar decisões por ela, como, por exemplo, fazer um reality show que, segundo ela mesma, não se sente confortável em fazer por ter uma câmera atrás dela o tempo ou, pior, adiar um casamento.

Muitas divas
Outra das recomendações recebidas pelo grupo de jornalistas era a de que Mariah gostava de entrevistas “divertidas, energéticas e positivas” e que ela se “alimentava de energia positiva”.
 
A impressão que se tinha era de que a pessoa piadista e irônica que aparece no programa entraria na sala tornaria a entrevista, no mínimo, divertida. Mas ficou meio óbvio que a pessoa “que se alimenta de energia positiva” é, na verdade, uma pessoa que precisa da positividade alheia para se manter alegre.
 
Para não dizer que tudo foi muito pesado, é importante destacar um dos poucos momentos em que Mariah Carey se soltou. Ao ser questionada se veríamos no programa mais decisões como escolha de set list, cenários, coreografias, a cantora disse que mostraria nos oito episódios o conflito de egos durante essas decisões. “Há inúmeras divas ali. Ótimo, agora todo mundo vai ver que não sou só eu.”
 
Questionada se não se importava de dividir os holofotes, Mariah, que ironicamente já afirmou não saber quem era Jennifer Lopez, ironizou aos risos: “Ah, se você só mostra você, fica meio difícil de editar. Dá muito material! Por que eu iria fazer uma coisa dessas comigo mesma?” 

Serviço
Mariah's World
Quando: 13 de dezembro, às 23h, no E!