Topo

Tá na exposição! Por que Silvio Santos apontou uma arma para Cid Moreira?

Silvio Santos aponta revólver para Cid Moreira no "Troféu Imprensa" (1973) - Reprodução/MIS
Silvio Santos aponta revólver para Cid Moreira no "Troféu Imprensa" (1973) Imagem: Reprodução/MIS

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

15/12/2016 07h00

A exposição sobre Silvio Santos, aberta desde a última quarta-feira (7) no MIS (Museu da Imagem e do Som), traz verdadeiros "tesouros escondidos" sobre a carreira do apresentador. Uma das relíquias está no ambiente dedicado ao Troféu Imprensa, mas nem todos os visitantes da mostra devem ter reparado. É uma foto de Silvio apontando uma arma para Cid Moreira.

A estatueta que Cid Moreira segura na imagem não deixa dúvidas, a foto é de uma edição do Troféu Imprensa, embora o cenário não pareça muito com o de uma premiação. Mas por que Silvio apontaria um revólver para o então apresentador do "Jornal Nacional"?

Silvio Santos recebe Cid Moreira em seu programa na Globo - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Silvio Santos e Cid Moreira no "Troféu Imprensa"
Imagem: Divulgação/TV Globo
Tudo não passou de uma pegadinha de Silvio durante a transmissão do Troféu Imprensa de 1973. Na foto, Silvio segura a arma com a mão direita e uma maçã na mão esquerda. O cenário tem pratos presos a uma espécie de tapadeira cenográfica.

Segundo Alan Gomes, pesquisador da vida de Silvio Santos e colaborador da exposição do MIS, Silvio ameaçou colocar a maçã na cabeça de Cid e tentar acertá-la com um tiro.

"Ele só pediu: 'Cid, eu vou colocar essa maçã e você vai ter que narrar. Tem coragem?", diz o pesquisador. Silvio, porém, não atirou na cabeça do vencedor do Troféu Imprensa, mas em um dos pratos que escondiam um prêmio para ele.

A foto exposta no MIS foi cedida pelo SBT, mas a pegadinha de Silvio com Cid Moreira aconteceu na Globo. A emissora colaborou com a exposição apenas cedendo imagens do desfile da escola de samba Tradição em homenagem ao apresentador.

Outro "tesouro escondido" na exposição é a primeira empreitada cinematográfica de Silvio Santos ao financiar a pornochanchada "Ninguém Segura Essas Mulheres", com Tony Ramos no elenco.