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TV tem 400 séries para assistir; Lembre quais foram mais vistas em 2016

"Westworld", "Game of Thrones" e "Stranger Things" estão entre as séries mais vistas de 2016  - Divulgação/HBO/Netflix
"Westworld", "Game of Thrones" e "Stranger Things" estão entre as séries mais vistas de 2016 Imagem: Divulgação/HBO/Netflix

Do UOL, em São Paulo

19/12/2016 07h00

O ano de 2016 foi corrido, não deu tempo de fazer muitas coisas, mas e as séries? Estão em dia? Se você teve alguma vida social nos últimos meses é provável que não, afinal existem hoje mais de 400 atrações no ar (só na TV americana).

Com orçamento e qualidade de cinema, a produção televisiva vive seu auge, iniciado nos anos 2000, e produz por ano mais horas de episódios do que os espectadores são capazes de assistir. Haja maratona para acompanhar tudo.

A boa notícia é que quem conseguiu assistir “Game of Thrones”, “Westworld” (HBO) e “Stranger Things” (Netflix) já pode se considerar um vencedor. As três séries figuram em praticamente todas as listas de “melhores de 2016” e a opinião da crítica se reflete em números.

A nostalgia também esteve em alto no ano, com uma verdadeira “revival mania”. A primeira temporada de “Fuller House”, continuação de “Três é Demais” com foco nas personagens que eram crianças na versão original, é apontada como o maior êxito da Netflix nos Estados Unidos. "Gilmore Girls" seguiu o mesmo caminho.

Difícil de avaliar, “The Walking Dead” perdeu, em sua sétima temporada, 10% de espectadores em comparação com o ano anterior. Eleita a “segunda pior coisa” da TV em 2016 pela “Variety” (Donald Trump foi a primeira), o drama sobre zumbis segue sendo a série número 1 da TV americana, com uma média de 16,1 milhões de espectadores por episódio.

O ANO DE 2016 EM SÉRIES

A quebradora de recordes

Cersei - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
Cersei (Lena Headey) no Trono de Ferro no último episódio da sexta temporada de 'Game of Thrones'
Imagem: Reprodução/HBO
“Winds of Winter”, episódio que encerrou a sexta temporada de “Game of Thrones” teve 8,9 milhões de espectadores, maior marca da atração desde sua estreia em 2011.  

Em 2016, a adaptação da saga literária “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, também levou o Emmy de melhor série de drama e se tornou a atração mais premiada da história do evento, o mais importante da TV americana, com 38 troféus.

 

As novinhas tão sensacionais

Dustin de Stranger Things - Reprodução - Reprodução
Dustin (Gaten Mattarazzo) em cena de "Stranger Things"
Imagem: Reprodução
Estreias de 2016, “Westworld” e “Stranger Things” chegaram para ficar. A primeira, que teve orçamento de U$$ 100 milhões, teve a temporada inaugural mais assistida da história da HBO. O episódio final registrou 2,2 milhões de espectadores só na televisão. Com a audiência do serviço de streaming do canal, o número sobe para 3,6 milhões.

Já “Stranger Things”, cuja audiência é difícil de precisar já que a Netflix não divulga os números, foi a série mais buscada no Google em 2016. Além disso, é a segunda melhor avaliada pelos usuários do site IMDB (atrás apenas de “Game of Thrones”). Não oficialmente, o drama paranormal protagonizado por crianças teve 14,07 milhões de espectadores nos primeiros 35 dias de exibição.

A volta das que não foram

Fuller House - Divulgação/Netflix  - Divulgação/Netflix
A segunda temporada de "Fuller House" vai ter um episódio especial de Natal
Imagem: Divulgação/Netflix
Se fosse exibida na TV, “Fuller House” estaria entre as maiores. Pelo menos é o que diz a consultoria Symphony Advanced Media, que monitora a audiência de serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime. De acordo com números divulgados pela empresa, a primeira temporada teve 14,4 milhões de espectadores entre 18 e 49 anos em seus primeiros 35 dias de exibição.

Com uma ideia parecida –mostrar o que houve com os personagens nove anos depois de seu encerramento –, “Gilmore Girls  - Um Ano Para Recordar” fez a terceira melhor audiência da Netflix no ano. Foram 5 milhões de espectadores nos três primeiros dias de exibição. No período de medição, a comédia só não foi melhor que “Fuller House” (7,3 milhões) e Orange is The New Black (5,8 milhões).