Topo

Menor que ofendeu filha de Gagliasso é negra e já atacou Gaby Amarantos

Filha Gagliasso e Giovanna Ewbank, Titi foi alvo de ataques racistas - AgNews
Filha Gagliasso e Giovanna Ewbank, Titi foi alvo de ataques racistas Imagem: AgNews

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

21/12/2016 15h18

A menor de 14 anos, moradora de Guarulhos (SP), que confessou ter sido responsável por comentários racistas contra Titi, filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, já ofendeu a cantora Gaby Amarantos e não manifestou arrependimento com o caso.

"Os mandados foram cumpridos ontem (20) e todas as pessoas que residiam nesta casa foram levadas para a delegacia e lá, a menor confessou que fez esse perfil falso para praticar os atos de injúria por preconceito e para prejudicar uma prima distante dela. Ela não demonstrou nenhum arrependimento, o que causou espanto na gente. Na declaração dela, perguntamos qual cor ela achava que tinha e ela foi clara em dizer que era negra", explicou Daniela Terra, delegada titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

O advogado Michel Assef Filho, a delegada titular da DRCI, Daniela Terra e a delegada assistente, Fernanda Fernandes - Marcela Ribeiro/UOL - Marcela Ribeiro/UOL
O advogado Michel Assef Filho, a delegada titular da DRCI, Daniela Terra e a delegada assistente, Fernanda Fernandes
Imagem: Marcela Ribeiro/UOL

Por ser menor de idade, ela irá responder por ato infracional pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). "Ela vai responder por fato análogo ao crime de injúria por preconceito e também pela falsa identidade. Vai depender do juiz aplicar uma medida socioeducativa", disse a delegada.

A menor mora com a mãe e irmãos em uma comunidade de Guarulhos. "A mãe recebeu essa notícia com muita tristeza, foi uma surpresa, todos da família ficaram muito decepcionados", completou a delegada, que participou de uma coletiva de imprensa na DRCI, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (21), ao lado do advogado de Gagliasso e Ewbank, Michel Assef Filho, e da delegada assistente Fernanda Fernandes.

O advogado da família explicou que os perfis das redes sociais dos atores receberam outras mensagens ofensivas, que foram apagadas por eles e impediram a polícia de chegar até os criminosos.

"Agora o caso será encaminhado ao juizado que vai tomar as providências. Outros comentários existiram e foram apagados até pelo desconhecimento de que podia se alcançar o ofensor", disse Michel Assef.

"Se a pessoa apaga a mensagem fica muito mais difícil identifica-la. Nós dependemos sempre que as redes sociais forneçam esse material. É importante que a pessoa que recebeu alguma ameaça ou ofensa vá a delegacia com um print e a URL (endereço da web) da mesma, que assim conseguimos pedir a quebra de sigilo", completou a delegada.

Gagliasso e Ewbank se pronunciam

Bruno Gagliasso usou as redes sociais para agradecer à polícia por ter identificado parte dos autores das ofensas à filha do ator e Giovanna Ewbank, Titi, de três anos. 

"Temos consciência de que ela é apenas mais uma das milhares de pessoas vítimas de preconceito todos os dias nesse país, um país que também é vítima recorrentemente de falta de investimento em educação e de ações afirmativas contra o preconceito racial", escreveu Bruno.