Topo

Ex-ator do "Zorra" deixa Globo após 26 anos para viver surdo na Record

Renato Rabelo em "Chocolate com Pimenta" (2003), "Zorra Total" (2014) e "O Rico e Lázaro" - Montagem/UOL
Renato Rabelo em "Chocolate com Pimenta" (2003), "Zorra Total" (2014) e "O Rico e Lázaro" Imagem: Montagem/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

13/02/2017 04h00

Rosto conhecido dos fãs de "Zorra Total", Renato Rabelo trocou de casa depois de 26 anos na Globo. Após a reformulação que enxugou o elenco do humorístico, o ator foi para a Record e interpretará um judeu surdo na novela bíblica "O Rico e Lázaro".

Na novela bíblica, Rabelo também fará parte de um núcleo cômico. Ele grava em ritmo acelerado cenas de Shamir, judeu surdo que tem a companhia do irmão cego Tamir (Anderson Müller), outro ex-global. Apesar do laço de sangue, os dois não se bicam.

"Eles vivem brigando, mas não se largam. É um amor bandido, um precisa do outro, até porque cada um tem a sua deficiência, e ficam se enganando o tempo todo. Na Babilônia, eles compram duas mulheres iguais, que são atrizes gêmeas [Giselle e Michelle Batista]. Vai ter muita loucura, elas são danadas", antecipa.

A sorte fez Rabelo ser chamado para "O Rico e Lázaro". Sem contrato com a Globo, ele encontrou o diretor da novela na festa de aniversário de Oscar Magrini e recebeu o convite: "Estavam procurando comediantes. Edgard Miranda, meu amigo de muitos anos, falou: 'Que bom que você apareceu aqui! Está fazendo alguma coisa?' Não. 'Quer fazer minha novela?'. Falei: 'Vamos'".

Samantha Schmütz, a ex-BBB Angélica Morango e Renato Rabelo no "Zorra Total" (2010) - Thiago Prado Neri/TV Globo - Thiago Prado Neri/TV Globo
Samantha Schmütz, a ex-BBB Angélica Morango e Renato Rabelo no "Zorra Total" (2010)
Imagem: Thiago Prado Neri/TV Globo

"Estava acomodado no 'Zorra'"

Antes de ir para a Record, Renato Rabelo participou de "Êta Mundo Bom", já sem contrato fixo com a Globo. Na antiga emissora, viveu papéis como Padilha em "A Viagem" (1994) e padre Eurico em "Chocolate com Pimenta" (2003).

Entre uma novela e outra, era chamado pelo diretor Maurício Sherman para o "Zorra Total", em que interpretou vários personagens, de zumbi a cangaceiro, porém se destacou como Edu, bonitão que tinha seus encontros atrapalhados por Juninho Play, disfarce de Junia (Samantha Schmütz), admiradora dele.

28.jun.2015 - Zorra promove selinho gay e sátira com pastor - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Em 2015, Luís Miranda e Renato Rabelo deram selinho na nova versão do "Zorra"
Imagem: Reprodução/TV Globo
O ator ficou na nova versão do "Zorra", sem personagens fixos, e chegou a beijar Luís Miranda em um quadro, porém deixou o programa no fim de 2015. Para ele, a troca de emissora veio em boa hora porque ele se sentia acomodado no "Zorra".

"Já era hora de mudar. Estavam querendo outra coisa, uma outra levada. Para mim também já deu, estava muito cômodo, a gente fica muito preguiçoso. É ruim para o ator se acomodar e eu estava um pouco acomodado. O desafio de voltar a fazer novela agora está dando tesão de trabalhar. Que gostoso fazer alguma coisa diferente, um personagem que tem uma história. Para mim está sendo ótimo. E o 'Zorra' foi o que tinha que ser", analisa.

Contratado pela Record apenas para "O Rico e Lázaro", Renato Rabelo já prepara o futuro após o fim da trama bíblica. O ator, que tem experiência em musicais, publicou vídeos em seu canal no YouTube soltando a voz e deseja investir mais na carreira: "Canto desde garoto. Estou pensando em fazer um show para ter algo na manga, porque fazer teatro com a novela está difícil".