Topo

Gisele Fraga diz que ex, delator da Lava Jato, quase arruinou sua carreira

Gisele Fraga tem 47 anos e fez muito sucesso como modelo e atriz na década de 1990 - Khoa The Bui/Divulgação
Gisele Fraga tem 47 anos e fez muito sucesso como modelo e atriz na década de 1990 Imagem: Khoa The Bui/Divulgação

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 04h00

Afastada das novelas desde uma participação em "Ti-Ti-Ti", exibida pela Globo em 2010, Gisele Fraga se prepara para lançar uma autobiografia no segundo semestre deste ano. Aos 47 anos, a atriz, que fez sucesso como Lola em "Malhação" nos anos 1990, vai relembrar sua trajetória profissional desde a época de modelo e revelar detalhes da vida pessoal, como de quando era casada com o empresário Augusto Mendonça Neto, o primeiro delator da Operação Lava Jato e que, segundo ela, quase arruinou sua carreira.

O livro “A Minha Verdade” está sendo escrito pelo jornalista Rafael Spaca. “É uma biografia em primeira pessoa. Vou contar tudo que eu vivi. Na vida dizem que a gente tem que plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Plantei a árvore, estou escrevendo um livro, agora, filho vai ser difícil”, diz a atriz, que recebeu a reportagem do UOL em seu luxuoso apartamento na região dos Jardins, na zona oeste de São Paulo.

A atriz manteve um relacionamento de 10 anos, seis deles casada, com Mendonça Neto, e se divorciou em 2011. Três anos depois, seu ex- marido, dono da construtora Toyo Setal, foi acusado de repassar propina a um ex-diretor da Petrobras e tornou-se o primeiro empresário delator da Operação Lava Jato. Gisele descobriu que seu nome estava envolvido no esquema de corrupção logo depois. A atriz era sócia do marido em uma das empresas que estava sob investigação e que financiou parte do filme  "Relações Criminosas", rodado em 2010 nos Estados Unidos, que tinha Gisele, Ray Liotta e Christian Slater no elenco.

Gisele Fraga e Augusto Mendonça Neto enquanto estavam casados - Folhapress - Folhapress
Gisele Fraga e Augusto Mendonça Neto enquanto estavam casados
Imagem: Folhapress

“Eu nunca poderia imaginar que esta empresa estava envolvida em qualquer esquema de corrupção. Eu assinava papéis sem saber o que era. Só tomei conhecimento do nome dela quando já estava filmando nos Estados Unidos. Até hoje eu estou tentando resolver essa história, limpar o meu nome. As pessoas acham que fui conivente com isso, mas não. Toda essa história manchou minha carreira, tirou meu sonho de continuar em Hollywood”, lamenta ela, que afirma que estava em negociação para mais duas sequências do filme, que foram canceladas pela produtora depois do escândalo. “E ainda tenho dinheiro para receber, mas meus advogados já estão cuidando disso”.

A separação foi muito traumática e dolorosa para atriz. Gisele diz que passou a desconfiar que Mendonça Neto pudesse estar envolvido com operações ilícitas quando o observou lendo o livro “Gerenciando Como a Máfia” (Ed.Nobel), uma espécie de manual administrativo que se inspira nas organizações fora da lei. 

“Achei muito estranho e pensei: como esse cara que eu tanto respeito e admiro pode estar lendo um livro desse? Estava nos Estados Unidos filmando, ele me ligou e disse que eu precisava assinar uns documentos porque ele queria vender nosso barco para comprar outro. Mas ele já estava se preparando para se separar de mim e eu nem sabia. Tudo era movimentado no meu nome. Tudo colocava no meu nome. Ele foi muito meticuloso”, dispara a atriz, que depois do divórcio nunca mais falou com o ex-marido, só por meio de advogados.

Agressão do namorado

Em julho do ano passado, logo após a ex-modelo Luiza Brunet divulgar que sofreu agressões do ex-namorado, o empresário Lírio Parisoso, Gisele Fraga contou nas redes sociais que também foi agredida pelo namorado. A atriz publicou uma foto com o rosto marcado e disse que o hematoma havia sido provocado pelo antigo companheiro.

Em julho de 2016, Gisele Fraga postou foto com o rosto machucado e disse que foi o ex-namorado - Reprodução/Instagram/giselecfraga - Reprodução/Instagram/giselecfraga
Em julho de 2016, Gisele Fraga postou foto com o rosto machucado e disse que foi provocado pelo ex-namorado
Imagem: Reprodução/Instagram/giselecfraga

Ao UOL, Gisele afirmou que o ex, com quem se relacionou por cinco anos após a separação, não lhe agrediu fisicamente, mas com “palavras”. O machucado teria sido provocado por uma queda da escada depois que os dois tiveram uma briga. 

“Logo que me divorciei ele apareceu na minha vida. Discutimos, não consegui dormir e ao descer para pegar água, caí da escada e machuquei todo o rosto. Ele me levou para o médico. Não encostou em mim, mas as palavras, as humilhações, foram muito mais graves do que se ele tivesse me dado um soco”, diz ela, que afirma que o namoro “foi uma doença". "Ele era bipolar e eu estava totalmente apaixonada.”

Sucesso em “Malhação” 

Gisele Fraga tornou-se conhecida ao interpretar Lola nas primeiras temporadas de “Malhação”, na década de 1990, onde formava um triângulo amoroso com Luigi Baricelli e Alexandre Frota. A atriz, que ficou dois anos na novela teen, guarda boas recordações.

“Naquela época, não existia internet e nem esse glamour todo. Até hoje as pessoas me reconhecem. O Alexandre Frota era um fofo, sempre foi maravilhoso comigo. O Luigi, também. Tive muita sorte com o elenco. Os atores generosos se preocupam em ajudar o colega e tive muito isso. Era incrível”, lembra.

Depois de perder trabalhos por conta do escândalo envolvendo o ex-marido e encontrar dificuldades para retornar à TV, Gisele diz ter se desanimado com o trabalho como atriz. Segundo ela, só voltaria a atuar se tiver uma proposta muito boa. “Não sou casada com diretor, então tudo é mais difícil. Mas se quiserem me dar uma oportunidade boa, eu aceito o desafio. Eu amo atuar”.

Caso a oportunidade não apareça, a atriz diz que pretende deixar o Brasil. "Quero vender meu apartamento, comprar um menor. Queria morar em Portugal, Havaí, ainda não sei. Sinto vontade de voltar a atuar, mas aqui as coisas são tão fechadas”, lamenta Gisele, cujo último trabalho foi uma participação na série cômica “Brasil a Bordo”, de Miguel Falabella, ainda sem data de estreia na Globo.

Gisele Fraga contracena com Luigi Baricelli em "Malhação" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Gisele Fraga contracena com Luigi Baricelli em "Malhação"
Imagem: Reprodução/TV Globo