Topo

Fernanda Lima usa camiseta de protesto em evento: "É uma luta nossa"

Fernanda Lima usa camiseta de protesto contra assédio em evento em São Paulo - Felipe Abílio/UOL
Fernanda Lima usa camiseta de protesto contra assédio em evento em São Paulo Imagem: Felipe Abílio/UOL

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

04/04/2017 21h25

Fernanda Lima se pronunciou sobre a acusação de assédio envolvendo o ator José Mayer e a manifestação das funcionárias da TV Globo, que ocorreu nesta terça-feira (4), na emissora. Na ocasião, as mulheres foram trabalhar com camisetas escritas “Mexeu com uma, mexeu com todas. Chega de assédio”.

"Começou com as próprias funcionárias da Rede Globo, um número muito grande de mulheres e no domingo várias atrizes se reuniram para se apoiar e tentar entender como essa história poderia reverberar sem crucificar o Zé Mayer, que é só mais um homem que está nisso, nessa sociedade machista. Muitos colegas (homens) quiseram apoiar, mas achamos que é uma luta nossa por direito", contou Fernanda Lima ao UOL durante evento em uma loja em São Paulo, nesta terça. 

Vestida com a camiseta do protesto, a apresentadora acredita que falando sobre o assunto abertamente ajuda as mulheres a denunciarem e se apoiarem em situações como essas:

"Uma vez que o Zé mandou uma carta que mostra que ele também de alguma forma entendeu que não é uma brincadeira, que estamos falando de uma coisa séria que machuca as mulheres, podemos falar mais sobre isso e ajudar as mulheres a se libertarem dessas questões com apoio”.

Fernanda Lima, que sempre fala sobre o empoderamento feminino e a força das mulheres no "Amor & Sexo", disse que o tema tem que ser tratado com amor para que a mudança de postura aconteça.

"Essa história sensibilizou o Brasil todo. O Zé é um colega muito querido, camarada, adorado por seus colegas, é um ídolo nacional e é um impacto muito triste, que todo mundo sente. Sempre fiz muita questão de tratar esse tema com amor e carinho, não adianta sair apontando o dedo e crucificando porque somos todos de uma sociedade machista e precisamos conversar sobre isso para haver uma mudança", afirmou.

Mayer afastado

O protesto das funcionárias da TV Globo vem poucos dias após se tornar pública uma acusação de assédio contra José Mayer. Em relato publicado no blog #AgoraÉqueSãoElas, da "Folha", a figurinista Susllem Tonani, 28, relatou vários episódios em que foi assediada por Mayer -- em um deles, em fevereiro deste ano, ele colocou a mão esquerda na genitália dela. Em carta aberta divulgada nesta terça-feira, Mayer admite ter errado.

Após forte reação do público e de seus funcionários, a Globo decidiu afastar o ator das novelas. Ele estava escalado para "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva.

De acordo com o colunista do UOL Maurício Stycer, o afastamento ocorreu depois que funcionários organizaram um encontro para discutir o assunto no final de semana. Também houve, nesta segunda-feira, uma reunião extraordinária nos Estúdios Globo (ex-Projac) com os principais líderes da área de de Entretenimento para uma conversa classificada como “franca e aberta” sobre o caso.