Topo

Participante do "Survivor" revela que competidor é trans e acaba eliminado

Colega revelou que Zeke Smith (foto) é trans em episódio de "Survivor" - Reprodução
Colega revelou que Zeke Smith (foto) é trans em episódio de "Survivor" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/04/2017 13h37

Um participante da 34ª temporada do “Survivor”, atualmente exibida nos Estados Unidos, foi “tirado do armário” contra sua vontade após um competidor do reality revelar que ele é transexual.

O incidente ocorreu no episódio exibido na última quarta-feira (12), durante o momento de eliminação do programa. Antes da votação, o concorrente Jeff Varner resolveu revelar a informação a respeito do colega Zeke Smith. “Há mentiras aqui. Mentiras em um nível que essas pessoas nem entendem. Por que você não contou para ninguém que você é transgênero?”, disparou Jeff.

Logo em seguida, outros participantes do programa criticaram a atitude de Jeff, que tentou se justificar: “Nunca diria nada para magoar alguém aqui. Estou discutindo pela minha vida. Sinto que tenho que jogar tudo na parede”. Apesar disso, o competidor acabou eliminado pelos colegas.

Zeke então explicou que não queria ser rotulado. “Eu não queria ser o participante trans de ‘Survivor’, queria ser Zeke, o participante de ‘Survivor’. Eu nem preciso de uma líder de torcida, porque sei que posso fazer o que eu quiser”.

Em entrevista à revista “People”, Zeke afirmou que a atitude de Jeff foi uma tentativa de provar que ele era “mentiroso”. “Acho que ele esperava que os outros iriam acreditar que as pessoas trans são enganadoras. O bom é que ninguém caiu nessa. É importante que as pessoas vejam que ele perdeu essa luta. A mensagem é que o ódio sempre vai perder”.

O participante então revelou que os produtores do programa sabiam que ele é transgênero, mas os colegas, não. “Quando você conta para as pessoas que é trans, há duas reações. Ou elas te olham de um jeito estranho e recuam, ou elas falam ‘nossa, deve ser tão difícil’. Eu sou um cara engraçado, que ama se divertir, nenhuma dessas reações funciona para mim”.