Topo

"Greg News", programa de Gregório Duvivier, estreia dia 5 na HBO

Gregorio Duvivier promove o filme "Desculpe o Transtorno" - TV UOL
Gregorio Duvivier promove o filme "Desculpe o Transtorno" Imagem: TV UOL

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

24/04/2017 12h45

"Greg News", o novo programa do ator e humorista Gregório Duvivier na HBO. já tem data de estreia: dia 5 de maio. 

Anunciado inicialmente como um talk show, o humorístico terá um formato um pouco diferente dos programas de entrevista no ar. Elas não serão parte obrigatória do programa, que terá como destaques os comentários do apresentador sobre as notícias do Brasil e do mundo. Veio dessa proposta, inclusive, a opção pelo nome do programa, com o apelido de Gregório. "É o ângulo dele, e é isso que queremos", afirma Roberto Ríos, vice-presidente de produções originais na HBO Latin America.

Conhecido por seu posicionamento político de esquerda, Gregório admite que a parcialidade estará presente no programa, mas não pretende poupar ninguém das críticas.

“Eu não acredito em imparcialidade e acho que o jovem não acredita também”, diz o apresentador. “O programa é uma interpretação dos fatos muito enviesada por mim e esta equipe toda. Mas, claro, a gente vai bater em todos os lados. Embora seja enviesado, comprometido, a gente não vai poupar ninguém por afinidades ideológicas. E se tem uma vantagem hoje no Brasil é que é muito difícil você poupar alguém. É muito fácil você não poupar ninguém, porque as pessoas não estão se poupando. Com certeza vamos rir de todos os lados.”

Gregório tampouco tem receio de que o programa seja afetado por quem que discorda de suas ideias sobre política. “No Brasil, a gente tem muito medo de política, tem muito medo de tomar partido. Internet é uma terra de ninguém. Aprendi a não ler os comentários há uns cinco anos. Na rua, não me sinto especialmente recriminado por tomar partido ou não. E, mesmo que sentisse, acho que você não tem que fazer as coisas para se apreciado ou não.”

Lembrando Jon Stewart e John Oliver, que apresenta o “Last Week Tonight”, inspiração para seu programa, o comediante defende que “se tem alguém partidário, é o humorista”. “Essa pretensa imparcialidade não cola. Não existe 'isentão' no humor. Humor é o contrário da isenção”, completa.

Produzido semanalmente com objetivo de comentar os temas mais quentes do momento, o “Greg News” irá falar não só da política governamental, mas também de assuntos como drogas, impostos e sistema prisional e tentará analisá-los com mais profundidade. “A gente tem um limiar ideal que é entre o atual e o perene. O programa vai bater um olhar mais demorado e atento. Mais do que ‘acabou de acontecer’, é ‘por que acabou de acontecer?'. 'Quais os desdobramentos disso que acabou de acontecer?’. A gente não vai ficar na cobertura atual. Até porque hoje em dia, com a internet, o Twitter, vamos sempre estar à frente de uma cobertura da televisão. A gente pode correr atrás na profundidade.”

Isso não significa, no entanto, que Gregório queira assumir uma postura de especialista político. “Meu ponto de vista é o do leigo profissional, da pessoa que não entende nada”, conta. “A gente vive um momento em que todo mundo tem muita certeza sobre tudo. E, para mim, esse é o problema. Acho que o objetivo do programa é trazer um pouco de dúvida. E, para isso, nada melhor do que um ignorante profissional. Sou muito rico de dúvidas. Não tenho quase nenhuma certeza.”

Questionado sobre a vontade de se lançar na política, o apresentador é categórico: “Nem pensar!”. “É um sistema feito para a corrupção. Ninguém se elege sem ele. Fazer parte da política, e necessariamente sujando as mãos ainda por cima, eu pessoalmente não acredito. Gosto muito de estar fora, de falar mal de fora. E o que eu mais gosto é o humor, a literatura, fazer rir. Não tenho essa pretensão mesmo”.

O "Greg News" terá 20 episódios de meia hora de duração e irá ao ar às 22h de sexta.