Topo

Policial em nova novela, Vanessa Giácomo dispensou dublê e correu armada

Vanessa Giácomo é Antônia em "Pega Ladrão" - Mauricio Fidalgo/TV Globo
Vanessa Giácomo é Antônia em "Pega Ladrão" Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

08/05/2017 04h00

Vanessa Giácomo dispensou dublês em muitas cenas de ação de "Pega Ladrão", título provisório da próxima novela das 19h. Mesmo com a malhação em dia, a atriz de 34 anos, que vive a inspetora de polícia Antônia, não imaginou que as várias sequências do tipo fossem tão pesadas.

"Uma coisa é você correr sem nada, outra é correr com colete, arma... Nisso eu encontrei dificuldade, era pesado demais. Eu me sentia o Robocop correndo! Achei que era moleza [risos]. Foi superdivertido e agora estou acostumada, já consigo fazer numa boa com aquele equipamento todo", conta.

A trama começa com o furto de US$ 40 milhões do cofre do hotel Carioca Palace, num golpe armado por Malagueta (Marcelo Serrado), Julio (Thiago Martins), Sandra Helena (Nanda Costa) e Agnaldo (João Baldasserini). Antônia é a responsável por investigar o caso, que acontece durante a festa de 25 anos da herdeira do hotel, Luiza Guimarães (Camila Queiroz), e tem o empresário Eric Ribeiro (Mateus Solano) como principal suspeito.

Além de aulas de tiro, Vanessa teve contato com policiais durante a fase de preparação.

"Eles nos ensinaram como se portar, como se invade uma casa. É um universo que eu desconheço totalmente. A Polícia Civil não fica na rua o tempo inteiro, mas quando acontece alguma coisa, ela vai desvendar aquele crime."

"Observei que eles sentam num restaurante sempre de frente para a porta, para ver o movimento. Estão sempre atentos a tudo que acontece. É o tempo inteiro nessa adrenalina. Não deve ser fácil. E isso tudo me ajuda a humanizar a personagem", conta.

Por ser uma novela das 19h, a história da estreante Claudia Souto, no entanto, vai abordar todo esse imbróglio criminoso com leveza e humor. E também é nessa seara que a atriz foi buscar inspirações para a personagem.

"Apesar de ela ser durona, uma mulher que toma atitude, também tem um humor em cima disso. Uma referência foi 'Miss Simpatia', em que a protagonista é meio desastrada. Algumas coisas também dão errado com a Antônia. Ela é desastrada no amor, não sabe lidar muito bem com isso. É um lugar que ela não domina tanto quanto domina a profissão", analisa.

Julio (Thiago Martins) e Antônia (Vanessa Giácomo) em "Pega Ladrão" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Julio (Thiago Martins) e Antônia (Vanessa Giácomo) em "Pega Ladrão"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Amor bandido

Não se pode culpar tanto a policial, correta e incorruptível, já que o conflito romântico dela também envolve questões éticas. A inspetora vai se apaixonar justamente por um dos ladrões, o arrependido garçom Julio. "Ela vai prender uma pessoa que está amando e jamais imaginou passar por uma situação dessas", adianta a intérprete.

"Pega Ladrão" também tem dado a Vanessa a oportunidade de se testar na comédia, gênero com que flertou em "Morde & Assopra". O jeito mais escrachado de Antônia contrasta com o perfil mais certinho e metódico do irmão, Nelito (Rodrigo Fagundes) com quem divide um apartamento na Tijuca e a quem protege acima de tudo.

"Comédia é quase matemática, tem que ter o tempo certo para soltar uma piada. A minha personagem não é engraçada, mas tem um humor do cotidiano, a comédia de situação. Gosto mais assim, é mais fácil porque não sou comediante. Eu me interessei pela história exatamente por isso, porque a personagem vai para vários caminhos", diz.

"Eu levo as coisas na brincadeira, não me levo tanto a sério, não. Dou risada com a vida", afirma.

Como a novela, que substitui "Rock Story", tem estreia prevista para junho, falta pouco para Raul, 8, e Moisés, 6, verem a mãe de uniforme na TV. "Eles estão curiosos, sempre ficam. É uma novela leve, num horário bem mais tranquilo", conta a atriz, também mãe de Maria, 2.

"O figurino é um complemento muito importante de qualquer personagem. Quando você está criando, construindo, tende a querer distanciar, mas é seu corpo, sua voz, suas referências. Quando ele é muito diferente do seu dia a dia te coloca num outro momento."