Topo

Klara Castanho se afasta da TV para fazer vestibular: "Vou focar só nisso"

Klara Castanho em "Além do Tempo" (2015), sua novela mais recente - Divulgação/TV Globo
Klara Castanho em "Além do Tempo" (2015), sua novela mais recente Imagem: Divulgação/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

25/05/2017 04h00

Atenção, dramaturgos, cineastas e amigos de Klara Castanho: nem adianta chamá-la para novos trabalhos ou simplesmente dar um rolê por aí. A atriz de 16 anos --e mais de dez de carreira-- resolveu dar um tempo para se dedicar aos estudos. Ela quer prestar vestibular no final do ano e nem pensa em atuar na TV, no teatro ou no cinema este ano.

"Na semana do vestibular e do Enem, o mundo esquece a minha existência porque vou focar só nisso", brinca Klara ao UOL. A atriz, que estuda no último ano do Ensino Médio, não acha que está rápida demais nas suas escolhas e encara a nova rotina como "um momento de descoberta e de transição que dura até os 18 anos".

"Foi uma decisão tomada naturalmente e gradualmente. Não é uma coisa que eu posso adiar. Como é um ano muito decisivo na minha vida, eu precisava e preciso me dedicar a tudo isso que está acontecendo", explica a atriz, que voltará à rotina de celebridade em outubro, quando lançará o filme "Chocante".

Longe das novelas desde "Além do Tempo" (2015), Klara diz que sentirá falta de atuar, mas sabe que voltará para a TV após o período intenso de estudos: "Em momento nenhum pensei em parar. Com certeza a saudade existe, mas logo logo estou de volta, com certeza, isso me acalenta".

Rádio e TV

Klara Castanho publica no Instagram fotos de sua rotina intensa nos estudos - Reprodução/Instagram/klarafgcastanho - Reprodução/Instagram/klarafgcastanho
Klara Castanho publica no Instagram fotos de sua rotina intensa nos estudos
Imagem: Reprodução/Instagram/klarafgcastanho
Klara Castanho escolheu cursar Rádio e TV depois de pensar muito e realizar vários testes de orientação vocacional. Curiosa, ela deseja aprender a fazer o que sempre vê nos bastidores das produções em que atua.

"Nunca quis fazer Artes Cênicas. Já fui para todos os cursos possíveis: Direito, Cinema, Psicologia, Jornalismo. Acabei chegando em Rádio e TV, mas não quero fazer uma única faculdade. A primeira formação que quero é Rádio e TV, mas penso em fazer outras com o passar dos anos".

A atriz conta que sempre gostou de estudar muito e é "CDF" até nas redes sociais. Ela já publicou fotos estudando e acredita que pode influenciar seus fãs (são mais de 1 milhão no Instagram).

"Acho que, de certa forma, posso influenciar as pessoas, posso até despertar o interessa para alguma coisa que elas não gostavam. Mas vai muito de cada pessoa. Tenho muitos amigos que não gostam de estudar e só fazem por obrigação, e tenho amigas que amam estudar e vou para a casa delas", afirma.

Emancipação

Criticada por ter sido emancipada aos 16 anos, Klara Castanho esclarece que o novo status "não mudou nada" na vida dela. A atriz continua morando com os pais e recebe apoio deles pela decisão de focar nos estudos.

"Perguntaram se eu iria sair de casa. Não mudou nada. Eles continuam cuidando de mim e da minha carreira. É só um documento que eu levo a mais na carteira. Foi uma decisão única e exclusivamente dos meus pais para facilitar o meu trabalho. Sempre fui [trabalhar] com a minha avó, mas com o passar do tempo fui aprendendo e tendo essa consciência", conta.