Topo

Mãe e filha em novela das 21h, Elizângela lembra: "Já fui uma Juliana Paes"

Elizângela é Aurora em "A Força do Querer" - Mauricio Fidalgo/TV Globo
Elizângela é Aurora em "A Força do Querer" Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

01/06/2017 04h00

Elizângela pode até não concordar, mas o público enxerga bastante semelhança física entre Aurora e Bibi em "A Força do Querer". Segundo a atriz, no entanto, é tudo uma questão de energias afins.

"A gente tem a mesma vibe, o jeitão alegre, o sorrisão escancarado, uma sinceridade de ser. Eu já fui uma Juliana Paes, vocês sabem [risos]. Todo mundo tem seu dia de gloria, né?", diz a atriz.

Aos 62 anos, ela diz não se importar muito com o passar do tempo: "Tem determinadas coisas que não têm jeito, faz parte da natureza. Algumas pessoas conseguem se manter mais conservadas que outras, isso é de cada um. E umas ligam mais que outras. Eu não sou de ligar muito. É uma prisão, uma escravidão. Não tenho temperamento para ficar buscando a beleza de 20 anos atrás. Ou então não vivo o hoje".

Esse bom humor todo, característico da atriz, vai fazer falta a Aurora nos próximos capítulos da trama de Gloria Perez. Falta pouco para ela descobrir que Rubinho (Emílio Dantas) mente para toda a família e esconde que é um traficante de drogas. 

"Ela sempre foi meio cabreira com ele. Antes de ele escorregar desse jeito, a Aurora já era desconfiada. Ela não tem o mesmo tipo de temperamento que a filha, a forma de amor dela é diferente. A forma de se relacionar dela é mais pé no chão. Ela não é tão emocional em relação aos homens", analisa.

Aurora (Elizângela) e Bibi (Juliana Paes) em "A Força do Querer" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Aurora (Elizângela) e Bibi (Juliana Paes)
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

No entanto, outra notícia ainda mais devastadora para a costureira está prevista na sinopse da novela: o fato de a própria Bibi enveredar pelo mundo do crime e se tornar uma rainha do tráfico.

"Aurora deve ficar destruída! Ela vendo que a filha tem todo um futuro bonito pela frente, entrar nessa em função daquele homem... O sexto sentido dela já dizia que tinha alguma coisa errada com aquele cara. Ele é bonzinho demais, perfeitinho demais", afirma.

Mãe da bailarina Marcelle, 42, na vida real, a atriz diz que é difícil até se imaginar numa situação extrema como a da personagem.

"Acho que enlouqueceria! Eu ia chorar dia e noite, porque filho é um projeto de vida. Você não cria para você, cria para o mundo. Mas você busca criar um ser humano com qualidades, que vá servir à sociedade. E, de repente, você vê a pessoa enveredar por um caminho torto, no primeiro degrau para uma vida linda... Acho que isso acaba com qualquer mãe", analisa.

No ar também nas reprises de "Por Amor", no canal Viva, e "Senhora do Destino", no "Vale a Pena Ver de Novo", a atriz diz que só gosta de rever trabalhos mais antigos depois de muito tempo. 

"Sou muito crítica, não costumo ser boazinha comigo", conta ela, que lembra com saudade o sucesso de Djenane na trama de Aguinaldo Silva.

"Fazia teatro na época, viajava o Brasil e chegava ao Rio na segunda de manhã. Deixava a mala em casa, tomava banho e ia para o Bairro Peixoto gravar externas. Com 15 dias de novela, quando cheguei ao Mercado Central de Fortaleza, eu ouvia: 'E aí, veio gastar os R$ 60 mil?'. Era o dinheiro que ela tomava da Nazaré [Renata Sorrah]", recorda.