Topo

Ex-repórter da RedeTV! é presa por suspeita de integrar facção criminosa

Luana Don aparece m lista dos mais procurados de São Paulo - Reprodução - Reprodução
Luana Don aparece em lista dos mais procurados de São Paulo
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/07/2017 12h37

Policias prenderam nesta terça-feira (4) a ex-repórter da RedeTV! Luana de Almeida Domingos, conhecida como Luana Don, de 32 anos. Ela estava foragida e é acusada de corrupção ativa e de integrar uma organização criminosa -- no caso, o Primeiro Comando da Capital (PCC).

A operação foi realizada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) do Rio em parceria com o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) de São Paulo. Luana foi presa em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, em uma residência na Rua Manoel Guerra do Amaral, que utilizava como esconderijo. Ela será apresentada ao Decade, na capital paulista, ainda nesta terça. 

Luana Don em reportagem do "Superpop" - Reprodução/RedeTV - Reprodução/RedeTV
Luana Don em reportagem do "Superpop"
Imagem: Reprodução/RedeTV

Já havia um mandado de prisão preventiva expedido contra Luana. Segundo a Polícia Civil, ela estava “envolvida com organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios”. Ela é suspeita de fazer parte da célula responsável pelos interesses jurídicos da facção, chamada "sintonia dos gravatas", que levava recados dos líderes presos para o restante dos integrantes, incluindo ordens a serem executadas fora da cadeia. Ainda de acordo com a instituição, "há informações precisas" que confirmam a participação da jornalista na rede criminosa. O esquema foi alvo da operação Ethos, no ano de 2016. 

Luana, que também era advogada, chegou a aparecer na lista de mais procurados divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo -- que oferece até R$ 50 mil de recompensa para quem colaborar com a prisão dos foragidos. 

Em comunicado, a polícia do Rio afirmou que havia suspeitas de que a jornalista estivesse escondida na cidade, uma vez que ela já havia residido lá e teria um namorado que mora no bairro de São Conrado, além de o PCC ter proximidade com certas facções

De 2012 a 2015, Luana foi repórter do programa “Superpop”, apresentado por Luciana Gimenez. No programa, ela mostrou como funciona uma casa de swing e chegou a provar o Santo Daime. Sobre a última experiência, exibida em uma reportagem de 2014, ela disse: "Passei muito mal". 

A jornalista era dona de um perfil no Instagram, que atualmente se encontra indisponível. Na rede, ela se descrevia como "Paulistana de nascimento, Carioca de alma. Advogada, atriz, repórter do Superpop/Redetv!".