Topo

"Mulheres empoderadas também sofrem por amor", diz Maria Casadevall

Casadevall diz que evita fazer planos a longo prazo nem sonha com casamento. Ela também entrega que nunca teve uma ideia romântica de vocação materna: "Hoje o pensamento é se acontecer vai ser um milagre e muito bem-vindo" - Divulgação/TV Globo/Mauricio Fidalgo
Casadevall diz que evita fazer planos a longo prazo nem sonha com casamento. Ela também entrega que nunca teve uma ideia romântica de vocação materna: "Hoje o pensamento é se acontecer vai ser um milagre e muito bem-vindo" Imagem: Divulgação/TV Globo/Mauricio Fidalgo

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

10/08/2017 04h00

“Quem nunca?” Essa é a pergunta que Maria Casadevall tem se feito a cada capítulo que recebe na reta final de gravações de “Os Dias Eram Assim”. Antes de julgar sua Rimena, a atriz procura entender a transformação da médica. Se antes, ela era a imagem da mulher bem-sucedida, da mulher “empoderada”, hoje, a personagem é o reflexo da insegurança e de quem precisa se libertar de uma relação fracassada.

“As mulheres empoderadas também sofrem por amor, viu? Na verdade todo mundo sofre, todo mundo se humilha quando ama demais, quando se cria uma expectativa muito grande em cima do parceiro e as coisas não saem do jeito que essa pessoa sonhava. É difícil julgar, é difícil por um limite do que se pode ou não fazer por amor. Eu entendo a Rimena, mas eu, Maria, tendo a me proteger. Se for para me machucar demais, eu estou fora”, compara Casedavall.

Maria Casadevall fez 30 anos no dia 24 de julho e diz que vive apaixonada na vida - Divulgação/TV Globo/Mauricio Fidalgo - Divulgação/TV Globo/Mauricio Fidalgo
Maria Casadevall fez 30 anos no dia 24 de julho e diz que vive apaixonada na vida
Imagem: Divulgação/TV Globo/Mauricio Fidalgo
Mas desgraça pouco é bobagem para Rimena. Além da dor de perder Renato [Renato Góes] para Alice [Sophie Charlotte], ela está grávida não do ex-marido ou de uma relação fugaz, mas sim do cunhado Gustavo [Gabriel Leone]. Uma união que a atriz sabe que não é considerada “normal” pela sociedade, só que vê uma mistura de vários sentimentos.

"Vamos lembrar que quem iria primeiro para o Chile era o Gustavo. Acho que a Rimena tem com o cunhado uma identificação de almas. Enquanto ele se encantou de cara, ela começou com uma admiração, um tesão reprimido, uma carência e uma transa. Acredito que possa nascer um amor a partir de um encontro desse desencontro todo”, diz a atriz.

Apesar de uma torcida declarada favorável a Gustavo, Casedavall preferia outro final para sua personagem. “Acho que temos que desvincular dessa ideia de felicidade de ficar com outro seja na ficção, seja na vida real. Quero mesmo que ela seja feliz como uma mulher autônoma, médica e bem resolvida com dois filhos. Quero que ela siga o seu caminho feliz e paz aqui no Brasil, no Chile ou viajando pelo mundo. Se for para ficar com alguém, acho que não deveria ser com o Renato."

Aliás, Renato Góes é apontado como seu novo affair, que começou nos bastidores da minissérie. Ela desconversa avisando que está "bem feliz". "Não falo muito sobre a minha vida pessoal com quem estou ou deixo de estar. Posso dizer que eu estou sempre apaixonada pela vida, pelas pessoas, por homens, por mulheres, pela minha família e pelo trabalho. Preciso estar apaixonada, mas a solidão me atrai muito também. Eu gosto de ficar sozinha", admite a atriz, que no dia 24 de julho completou 30 anos.

"O 'De repente 30' está sendo surpreendentemente maravilhoso porque muda mesmo. É uma coisa interna, uma chavinha que alterna suas expectativas e seus pontos de vista, você adota outros pontos de vista e até se liberta das cobranças sociais. É isso que estou sentindo", diz.

Casadevall evita fazer planos a longo prazo nem sonha com casamento. Ela também entrega que nunca teve uma ideia romântica de vocação materna. "Aos 20 poucos anos quando as pessoas falavam em ser mãe, eu imediatamente falava 'não é para mim', depois comecei a pensar em um 'talvez não', e hoje o pensamento é se acontecer vai ser um milagre e vai ser muito bem-vindo."

Rimena (Maria Casadevall) casou com Renato (Renato Góes), mas teve um caso com o cunhado Gustavo (Gabriel Leone) em "Os Dias Eram Assim" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Rimena (Maria Casadevall) casou com Renato (Renato Góes), mas teve um caso com o cunhado Gustavo (Gabriel Leone) em "Os Dias Eram Assim"
Imagem: Divulgação/TV Globo