Topo

"Até hoje me param na rua para falar do Mário Fofoca", diz Luis Gustavo

O ator Luiz Gustavo reviu sua carreira no "Video Show" - Reprodução / TV Globo
O ator Luiz Gustavo reviu sua carreira no "Video Show" Imagem: Reprodução / TV Globo

Colaboração para o UOL

15/08/2017 16h10

Luis Gustavo reviu sua carreira no "Video Show" desta terça-feira (15). O ator, de 83 anos, contou que ainda é reconhecido por personagens que marcaram as novelas, como o protagonista de Beto Rockfeller (1968), Mário Fofoca de "Elas por Elas"  (1982) e Victor Valentim da primeira versão de "Ti-ti-ti" (1985).

"São personagens que ficaram na história. Tem gente que me para na rua até hoje para falar de cenas do Mario Fofoca. Vi a roupa do Mario Fofoca para vender em Porto Alegre", surpreende-se, dizendo como conquistou o papel - que inicialmente só ficaria na trama nos cinco capítulos iniciais, mas acabou até ganhando uma série própria em 1983.

"O Cassiano [Gabus Mendes, autor] falou: 'É uma pena não ter papel pra você nessa novela. Tem um detetive, irmão da Sônia Bréa'. De repente quando entrei no carro, parei, subi o prédio correndo e disse: 'Me deixa fazer esse detetive'", recorda, dizendo guardar poucos registros de seus trabalhos. "Tenho alguns vídeos e cenas de novela, mas pouca coisa".

Outro do qual ele lembra com carinho é o Vavá de "Sai de Baixo", que interpretou entre 1996 e 2002. "Os bastidores do 'Sai de Baixo' eram mais engraçados que o programa. Se alguém tivesse gravado... Nós esquecíamos a história", conta.

Domingos Montagner

Luis Gustavo ainda se emocionou ao falar de Domingos Montagner, que morreu no ano passado - os dois trabalharam juntos na novela "Joia Rara", em 2013. "Ator como ele não vai ter. Falei pra ele: 'A gente como ator tem que ter um ás na manga. Quando for receber um prêmio, finge que dá uma topada no palco e começa a discutir com a plateia'. Eu não vi quando ele fez, mas no dia que ele morreu, o 'Jornal Nacional' mostrou ele dizendo o texto que escrevi para ele", emociona-se.