Topo

Nem Bozo, nem Mallandro: saiba quem apresentou a estreia de "Chaves" no SBT

Cena final do episódio "O Matador de Lagartixas", o primeiro de "Chaves" exibido no Brasil - Reprodução/SBT
Cena final do episódio "O Matador de Lagartixas", o primeiro de "Chaves" exibido no Brasil Imagem: Reprodução/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

24/08/2017 04h00

Série mexicana mais famosa no Brasil, "Chaves" comemora 33 anos no SBT nesta quinta-feira (24), mas o início da história do humorístico exibido desde 1984 intriga fãs e funcionários de Silvio Santos. Quando exatamente Chaves, Quico, Chiquinha e Seu Madruga apareceram pela primeira vez na TV brasileira? Em que programa foi ao ar? E quem o apresentava?

Sobre estas questões, nem o SBT nem os próprios fãs sabem responder com firmeza. Há quem diga que "Chaves" estreou no "Bozo". Sérgio Mallandro e Luis Ricardo já declararam publicamente terem apresentado o primeiro episódio do humorístico. Os dois, porém, estão enganados.

Para pôr fim a todas essas dúvidas, o UOL obteve com exclusividade um documento interno do SBT: um boletim com a grade de programação diária da rede de Silvio, datilografado e arquivado na época e que pode ser considerado a "certidão de nascimento" de "Chaves" no Brasil.

Grade de programação do SBT nas estreias de "Chapolin" e "Chaves" - Montagem/Reprodução - Montagem/Reprodução
Grade de programação do SBT nas estreias de "Chapolin" e "Chaves"
Imagem: Montagem/Reprodução

Quando e onde "Chaves" estreou no SBT?

Oficialmente, o SBT comemora o aniversário de "Chaves" em 24 de agosto, mas nunca comprovou a veracidade da data. Por causa disso, fãs e publicações contestam a informação. O livro "Chaves: Foi Sem Querer Querendo?" (Matrix, 2005), por exemplo, publicou que o primeiro episódio foi ao ar um dia depois.

A primeira referência de "Chaves" na programação do SBT aparece no boletim de 24 de agosto de 1984, uma sexta-feira, confirmando a data de estreia da série, na época chamada "As Aventuras de Chaves".

O mesmo documento também mostra que "Chaves" começou a ser exibido dentro de outro programa. E, ao contrário do que muitos fãs acreditavam, a estreia não foi no "Bozo". O primeiro episódio, "O Matador de Lagartixas" (1976), passou no "TV Powww!", game show interativo em que o telespectador jogava pelo telefone.

O primeiro apresentador

Como o "TV Powww!" tinha revezamento de apresentadores durante a semana, ainda não era possível acertar quem anunciou "Chaves" pela primeira vez na TV. O desafio ficou mais difícil porque Luis Ricardo e Sérgio Mallandro, dois artistas que comandaram o game show, assumiram a "paternidade" da estreia do humorístico.

"Quem botou o primeiro desenho do 'Chaves' no ar foi Serginho Mallandro no 'TV Poww!'. Eu tenho esse prazer", disse Mallandro no "The Noite", em 2014. Dois anos depois, no mesmo programa, Luis Ricardo cravou: "Eu estreei o 'Chaves'". Danilo Gentili confirmou a história, lembrando que a série havia sido lançada no "Bozo", o que, segundo o boletim, não é verdade.

Paulo Barboza no "Troféu Imprensa" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Paulo Barboza no "Troféu Imprensa"
Imagem: Reprodução/SBT
Quem comandou o "TV Powww!" no dia da estreia de "Chaves", de acordo com o documento do SBT, foi Paulo Barboza, famoso apresentador de rádio e televisão que também passou por Tupi, Record e Gazeta. Atualmente, ele trabalha na Super Rádio, em São Paulo.

Barboza estreou o "TV Powww!" em 20 de agosto de 1984, data da estreia de "Chapolin" (chamado inicialmente de "O Polegar Vermelho"). As duas produções mexicanas eram semanais, mas por causa do sucesso ganharam mais exibições.

"A primeira apresentação de 'Chaves' foi comigo!", orgulha-se Barboza ao UOL. "Eu estava desempregado no Rio de Janeiro, cheguei a procurar trabalho na Bahia, mas o Silvio Santos me conhecia e me convidou para vir a São Paulo. 'TV Powww!' brigava com a Globo. Foi um momento muito marcante na minha vida", completa.

"Chaves" e "Chapolin" chegaram ao SBT no mesmo pacote de novelas compradas por Silvio. Apoiado por executivos da emissora, ele relutou em exibir as séries, mas foi convencido pelo diretor do núcleo de dublagem, José Salathiel Lage, e apostou nas séries. Deu certo.