Topo

"É uma degradação sem planejamento", diz Dira Paes sobre Amazônia

Dira Paes no "Domingão do Faustão" - Reprodução/Globo
Dira Paes no "Domingão do Faustão" Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, no Rio

27/08/2017 19h48

Dira Paes disse tudo o que pensa sobre o desmatamento na Amazônia no "Domingão do Faustão". A atriz, que é de Abaetetuba, no interior do Pará, ficou à vontade para comentar o que acontece na floresta, na semana em que o Governo Temer extinguiu a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), no Pará e Amapá, para atrair investimentos para o setor de mineração.

O próprio Faustão começou as críticas. "O Governo não consulta ninguém, toma as decisões, não sabe se comunicar, às vezes até quando acerta, erra porque se comunica mal. Já estamos numa situação terrível com a floresta amazônica, não é de hoje", disse. "É o momento de levantar essa discussão profundamente, é a Amazônia inteira que sofre por exploração dos recursos naturais. É um esvaziamento total, há pouca fiscalização", começou Dira.

"Temos que entender que muito do que parece progresso e lucro no começo, esvai os recursos naturais, que não duram pra sempre. Precisamos pensar em políticas que deem conta da nossa longevidade. Não queremos soluções imediatas que não comportem uma solução ambiental que garanta por nossos filhos, nossos netos, ar de qualidade para respirar", discursou a atriz, detonando a maneira como o país cuida de suas riquezas ambientais.

"É uma degradação sem planejamento. Isso vem acontecendo com os recursos hídricos, os naturais e com a população atingida por esses projetos megalômanos que beneficiam muito pouca gente. É preciso discutir o Brasil, ter um diálogo franco com as todas as pessoas diretamente ligadas ao assunto. Não dá para pensar só em economia, é preciso entender o que é melhor para os seres humanos", finalizou.