Topo

Atriz que faz Ivana se emociona com virada: "Intenso e uma grande dor"

Ivana corta os cabelos e deixa Joyce desesperada em "A Força do Querer" - Reprodução/TV Globo
Ivana corta os cabelos e deixa Joyce desesperada em "A Força do Querer" Imagem: Reprodução/TV Globo

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

30/08/2017 12h19

Carol Duarte se preparou muito para as cenas fortes em que Ivana revela para os pais que é transgênero, nas cenas exibidas nesta terça (29), em “A Força do Querer”. A atriz, em depoimento exclusivo ao UOL nesta quarta, conta que ficou muito tranquila nos momentos antes de gravar as cenas que marcam a transição da personagem.

“Tenho muita confiança no Papinha (Rogério Gomes, diretor) e no texto da Gloria Perez. Também foi um momento muito bonito na minha carreira, saí emocionada das cenas. É uma libertação, mas também uma grande dor para a Ivana. Como atriz essa carga emocional também é muito intensa. Ficam vestígios físicos no meu corpo também, chego em casa exausta muitas vezes”, afirma a atriz, que recebeu muitos elogios dos críticos e telespectadores.

Joyce e Ivana choram após revelação em "A Força do Querer" - Reprodução/GShow - Reprodução/GShow
Joyce e Ivana choram após revelação em "A Força do Querer"
Imagem: Reprodução/GShow

No capítulo, um dos mais aguardados da novela, Ivana reúne a família e conta que nasceu no corpo errado e que era um homem. “Eu nunca fui uma mulher! Nunca! Eu quero ser o que eu sou! O que eu sou! E eu vou tirar esses peitos também! Eu já nasci mutilada! Eu já nasci assim! Eu só vou consertar o que tem conserto!", disse. 

Carol reitera que é tudo novo para a mãe de Ivana, que ela sentiu-se decepcionada com a revelação da filha e se desesperou quando a viu cortando os cabelos. “Para a Joyce a felicidade está na Ivana, é uma carga emocional muito grande. Relação entre mãe e filha normalmente é muito intensa na vida, e no caso da Ivana é bem complicada essa questão, a mãe nunca quis ver de fato quem ela é”, reitera. 

Ao UOL, Maria Fernanda Cândido conta que as cenas também foram intensas para ela e muito aguardada. "Estávamos todos muito concentrados e conscientes da nossa responsabilidade. Ao fim do dia estávamos todos bem cansados, pois as cenas exigiram uma entrega absoluta dos atores. Joyce ficará desnorteada e será muito difícil para ela superar a questão da transexualidade da Ivana", afirma. 

Gloria Perez conseguiu combinar uma história emocionante com ação de responsabilidade social. A hashtag com o nome da novela ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter do mundo. O capítulo registrou 42 pontos em SP, segundo melhor resultado da novela desde a estreia.

Após a exibição, homens e mulheres transgêneros enviaram seus depoimentos ao UOL sobre a virada da personagem, que a partir de agora passa a ser Ivan.