Topo

Fernando Rocha é criticado por bailarinos após polêmica e rebate

O coreógrafo Ivaldo Bertazzo excluiu Fernando Rocha de espetáuculo no quadro "Quem Dança Seus Males Espanta", do "Bem Estar" - Montagem/Reprodução/TV Globo
O coreógrafo Ivaldo Bertazzo excluiu Fernando Rocha de espetáuculo no quadro "Quem Dança Seus Males Espanta", do "Bem Estar" Imagem: Montagem/Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

02/10/2017 11h02

Fernando Rocha se manifestou sobre a polêmica envolvendo o coreógrafo Ivaldo Bertazzo durante o quadro "Quem Dança Seus Males Espanta", do programa "Bem Estar" da última sexta-feira (29). Na ocasião, o programa mostrou Bertazzo se irritando com o desempenho dos participantes amadores e chegou a mandar uma integrante calar a boca. O professor os substituiu por bailarinos profissionais e revoltou Fernando Rocha, que tentou abandonar o ensaio, mas foi convencido a voltar e ganhou um papel a contragosto. Ele iria falar no espetáculo, ao invés de dançar, mas acabou deixando de vez o projeto. 

No programa desta segunda-feira (2), Rocha esclareceu que recebeu uma carta assinada pelos participantes do projeto "Cidadão Dançante" indignados com a edição do "Bem-Estar" de sexta. Ele leu uma carta assinada por 27 bailarinos dizendo que o apresentador não foi expulso e se declararam "surpresos, incrédulos, indignados e tristes" com a edição do "Bem-Estar". Entre os trechos da carta, os bailarinos escreveram: 

Fernando Rocha lê carta em que é criticado por bailarinos por causa da edição do "Bem-Estar" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Fernando Rocha lê carta em que é criticado por bailarinos por causa da edição do "Bem-Estar"
Imagem: Reprodução/TV Globo

"A parte (do espetáculo) que  você saiu não passou de três minutos em um espetáculo que dura 1h15 e nenhum bailarino profissional foi chamado para substituir ninguém. Você ataca o projeto e ao Ivaldo e com isso você ataca todos nós...Ao contrário que você afirma, conseguimos superar e conseguir muitas conquistas. Você sentiu as adaptações feitas no espetáculo como ofensa pessoal. A única desistência foi a sua. Todo o resto do grupo está empenhado e feliz", disse um dos trechos da carta.

Fernando Rocha rebateu as duras críticas feitas pelos bailarinos: "Vocês atribuíram a mim afirmações que de forma alguma eu fiz....Eu fui muito claro naquele dia em dizer que fui eu sim que desisti. Em nenhum momento eu falei que fui expulso do espetáculo. O que eu disse foi que eu e os outros participantes fomos excluídos de um trecho importante daquela coreografia que representava naquele momento 40% do que havíamos ensaiado e não 40% do total do espetáculo...Eu não tinha como saber na sexta quanto teria esse trecho, só Ivaldo poderia saber e ele não me disse quanto tempo tinha...Eu saí porque sofri durante o processo e não responsabilizei ninguém por isso. Volto a pedir desculpas (pelo mal entendido). Nós respeitamos o projeto", declarou o apresentador.

Entenda a polêmica

Na sexta, o "Bem-Estar" mostrou Rocha chorando após o fim da série, que tentou mostrar o uso da dança para combater a depressão. De volta ao estúdio do programa, ele anunciou que não haveria próximo capítulo da história. "Apesar de terem feito alguns rearranjos, para mim foi muito forte, eu realmente não me encaixei nesse esquema. É limpo demais, é puro demais. Eu sou sujo, tremeliquento. E não deu para mim", afirmou. "Saio de cabeça erguida. Fiz o que eu pude, não consegui. Desejo boa sorte aos meus queridos amigos. Que seja tudo bem", deseja aos demais participantes.

"Quero pedir perdão mais uma vez ao público que esperava que eu dançasse, que esperava eu subisse ao palco. Eu não vou conseguir. A falha foi minha. Quero mandar um abraço a todos vocês e desejar boa sorte. Eu estou fora, tá bom? Vida que segue", concluiu.

O coreógrafo Ivaldo Bertazzo foi duramente criticado na internet após o episódio. Nas redes sociais, os telespectadores criticaram a postura dele com os dançarinos amadores, que estavam ali para usar a dança como terapia contra a depressão e não para serem profissionais. 

"O senhor está nesse projeto ciente de que lida com amadores, então onde está o bom senso? O senhor foi desrespeitoso com pessoas que não são obrigadas a estar ali, mas estão por carinho a si próprio e ao outro, em busca de reencontrar o amor próprio, e com essa atitude grosseira o senhor ajudou a destruir o amor próprio de quem julgou e condenou como incapazes. Repense senhor seu modo de lidar com o próximo. A dança é a arte em ser democráticas e inclusivas, jamais preconceituosa e separatista", comentou uma telespectadora no Instagram de Bertazzo.

"Quem ama o que faz ensina com amor, o senhor é muito bruto, seu projeto 'Quem ama seus males espanta' é uma farsa, repense sua postura", escreveu outra telespectadora. "Lamentável o que ocorreu com os participantes 'eliminados' do espetáculo, triste, frustrante e cruel", criticou mais uma, no Facebook do dançarino.

Sobre a última crítica, Ivaldo Bertazzo rebateu: "Entendo sua preocupação. Mas todo espetáculo pode sofrer alterações até o último dia de ensaio".