Topo

Globo reconhece erro e pede desculpas a artista plástico no "JN"

Globo reconhece erro e pede desculpas a artista plástico no "JN" - Reprodução/TV Globo
Globo reconhece erro e pede desculpas a artista plástico no "JN" Imagem: Reprodução/TV Globo

Gilvan Marques e Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

05/10/2017 21h35

A TV Globo pediu desculpas ao artista plástico Felipe de Freitas e Silva durante a edição do "Jornal Nacional", nesta quinta-feira (5). A emissora reconheceu o "erro involuntário", depois de exibir a foto do rapaz como um dos suspeitos no caso do túnel perfurado para roubar o Banco do Brasil, na zona sul de São Paulo.

A Globo alegou que a foto foi repassada pelo dono do imóvel, que garantiu que a imagem de Felipe era a mesma que estava no WhatsApp do rapaz que havia alugado o imóvel. Essa casa foi alugada pela quadrilha para servir como base de apoio para a execução do crime.

"O 'Jornal Nacional' publicou uma foto que, segundo o dono da casa, seria o homem que havia alugado o imóvel, com quem encontrou pessoalmente", narrou o repórter Cezar Galvão.

"O homem da foto se chama Felipe de Freitas e Silva e mora no interior do Mato Grosso do Sul. Por meio do advogado, ele enviou uma nota dizendo que nada tem a ver com o caso do túnel e que nem passagem pela polícia tem", disse Sandra Annenberg. "Por esse motivo pedimos desculpas ao artista plástico pelo erro involuntário", completou Heraldo Pereira.

"Aliviado"

Felipe de Freitas e Silva tem 32 anos, mora na cidade de Paranaíba (MS) e atualmente está se dedicando a um projeto voluntário, batizado de "Projeto Colores".

Em entrevista ao UOL, por telefone, Felipe contou que estava com o seu namorado jogando vôlei, quando foi avisado pela mãe que estava sendo procurado pela polícia de São Paulo.

"Ela pediu para que eu fosse correndo para casa porque estava sendo procurado pela polícia de São Paulo por causa do 'assalto do túnel' (...) Fiquei chocado quando vi que a minha imagem estava sendo vinculada ao maior assalto de banco do país (sic)", relatou ele.

Morando em uma cidadezinha com pouco mais de 40 mil habiltantes, Felipe disse que depois da exibição de sua foto na reportagem do "Jornal Nacional" passou a andar na rua como se estivesse pelado.

"Hoje foi a primeira vez que saí na rua --ele foi ao cartório e ao fórum--, e parecia que eu estava pelado, foi muito desconfortável. Diante da reportagem, eu estava esperando que a polícia batesse na minha porta com o pedido de prisão", lembrou.

Questionado sobre o pedido de desculpas da Globo, o artista plástico afimou que a atitude o deixa aliviado, mas que ainda precisa sentar com o seu advogado para saber o que irá fazer.

"Eu estou aliviado com o pedido de desculpas [da Globo], mas confesso que eu não esperava. Eu estou até um pouco emocionado", disse ele, com voz trêmula, em contato com UOL

 

A post shared by Xodó (@mr.xodozim)

 

 

 

 

on