Topo

"Fui sincero mesmo", diz Matheus Ueta ao revelar demissão para Silvio

Matheus Ueta lança seu primeiro livro, "Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente" - Reprodução/Facebook/Matheus Ueta - Reprodução/Facebook/Matheus Ueta
Matheus Ueta lança seu primeiro livro, "Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente"
Imagem: Reprodução/Facebook/Matheus Ueta

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 04h00

A sinceridade de Matheus Ueta, ex-"Carrossel" e "Bom Dia & Cia", chamou a atenção de Silvio Santos no último domingo (8). O ator mirim surpreendeu o dono do SBT e o público ao revelar sua demissão da emissora: "Os caras não me quiseram mais e me mandaram embora". Ao UOL, o artista de 13 anos diz que foi verdadeiro porque não adiantaria mentir para o ex-patrão.

"Fui sincero mesmo. Não adianta mentir para o Silvio, ‘ah, não sei’, não adianta. Tem que ser uma pessoa legal e divertir o público. Fui sincero já me divertindo. Claro que não gostaria de ter falado aquilo, mas foi legal essa sinceridade que eu tive. Temos que lidar sempre com os problemas da vida da melhor forma possível", analisa o ator mirim.

No programa, Matheus ainda descreveu, em tom de brincadeira, como foi demitido da emissora ao ver a surpresa de Silvio: "Também não sei. Só me chamaram lá na sala e disseram 'meu filho, já passou sua hora'".

Matheus admite que foi pego de surpresa ao ser perguntado por Silvio sobre sua demissão: "Juro que não achava que ele soubesse, mas quando falou aquela primeira coisa eu pensei: ‘Ele sabe!’. E tratei com naturalidade. Sempre tento passar pela parte do humor e puxei para a brincadeira. Estar ali com o Silvio é muito surpreendente, porque você nunca sabe o que ele vai perguntar. E eu gosto bastante, porque não tem textinho decorado para falar com ele".

Brincadeiras à parte, o ator mirim revela ter ficado chateado com sua saída do SBT após quase seis anos. "No primeiro momento, claro que a gente fica: ‘Putz, que chato, consegui bastante coisa aqui, não vou ver mais com frequência as pessoas, mas tem que saber lidar'. Também tenho vários outros projetos pela frente, já estou escrevendo meu segundo livro", antecipa.

Livro e volta à TV

O primeiro livro de Matheus, "Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente" (Editora Planeta), foi lançado no último domingo em São Paulo e ganhou divulgação extra de Silvio em meio ao "desabafo" bem-humorado do ator. "Foi bom que eu divulguei o livro, mesmo ele dizendo que não vai vender. O cara está há muito na TV e sabe como vender. Ele sabia que estaria ajudando", avalia.

O livro, que mistura ficção e histórias reais do ator, é uma alternativa às biografias de artistas jovens que fazem muito sucesso na TV e na internet, incluindo ex-colegas dele em "Carrossel". Mas ao contrário de Larissa Manoela e outros ídolos adolescentes, Matheus Ueta se considera novo demais para lançar um livro contando a própria vida.

"Acho legal ter uma biografia, mas vou deixar para escrever quando tiver vivido mais coisas e ter bastante conteúdo para passar", afirma Matheus, que investe seu tempo fora do SBT estudando teatro musical e fazendo dublagens, como a série "Andi Mack", do Disney Channel, em que interpreta um garoto que descobriu ser gay.

Matheus também quer transformar seus livros em filmes e sonha voltar para a TV, mas não ao "Bom Dia & Cia", que apresentou durante três anos e chegou a ser proibido pela Justiça sob acusação de "exploração de trabalho infantil". Atualmente, o programa é comandado por Silvia Abravanel, filha de Silvio, ou, como ele mesmo diz, "protegida".

"Se eu espero voltar a apresentar algum programa na televisão, eu vou te falar que espero sim, gosto bastante, acho bem legal. Mas, se eu espero a apresentar o 'Bom Dia & Cia', acho que não, até porque a Silvia está mandando muito bem, ela evoluiu bastante", elogia.