Topo

"A Força do Querer": Como Bibi foi de doce estudante à Perigosa do morro?

Em "A Força do Querer", Bibi tornou-se a protagonista da trama - Reprodução/GShow
Em "A Força do Querer", Bibi tornou-se a protagonista da trama Imagem: Reprodução/GShow

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

13/10/2017 04h00

Depois de se aliar a Rubinho e ser acusada por associação ao tráfico de drogas, tudo indica que Bibi (Juliana Paes) vai ser absolvida de seus crimes na final de “A Força do Querer”. A personagem – inspirada na história real de Fabiana Escobar - teve várias reviravoltas durante a novela, desde Bibi ingênua até se tornar a Perigosa. Muitas histórias principais das novelas são ofuscadas por vilões e até atores de núcleo secundário, que acabam caindo nas graças do telespectador.

O trio amoroso Ritinha (Isis Valverde), Zeca (Marco Pigossi) e Jeiza (Paolla Oliveira) tinha tudo para ser a principal história de "A Força do Querer", mas não foi assim que o público quis. O trio perdeu força e espaço para Bibi, que é louca pelo marido e entrou no mundo do tráfico de drogas para fazer com que seu casamento continuasse dando certo.

Juliana Paes foi a verdadeira protagonista da novela. De doce estudante de Direito à Perigosa do morro, ela dominou "A Força do Querer", que termina no próximo dia 20. Relembre a trajetória de Bibi:

Em "A Força do Querer", Bibi era estudante de direito  - Reprodução/Gshow - Reprodução/Gshow
Imagem: Reprodução/Gshow

A estudante de Direito

Bibi começou a novela como estudante de Direito e noiva de Caio. Mas traiu o advogado com Rubinho e se separou do ricaço para viver um grande amor com o até então garçom. Bibi não era do tipo interesseira e comeu o pão que o diabo amassou no início do relacionamento com Rubinho. Eles moravam de aluguel, não tinham trabalho e só conseguiu a casa própria com a ajuda de Caio, que ela nem sonha que é seu "anjo da guarda".

Ingênua demais

Rubinho sempre iludiu Bibi com declarações de amor e presentes. Mesmo apaixonado pela mulher, ele sabia que Bibi adorava ser paparicada e, sendo assim, a mantinha no controle para que ela nunca desconfiasse que ele traficava drogas. Em certo ponto da trama, o público teve ódio da estudante por não enxergar o cinismo do marido.

Em "A Força do Querer", Bibi bota fogo no restaurante - Reprodução/Gshow - Reprodução/Gshow
Imagem: Reprodução/Gshow

O início no crime

Bibi ficou devastada quando descobriu que Rubinho era na verdade traficante de drogas. O marido foi preso durante operação policial comandado por Jeiza, mas alegou inocência até que a casa caiu. Bibi descobriu um site de namoro no computador de Rubinho e o confrontou acreditando que ele estava a traindo. Foi quando o bandido confessou que o site era na verdade fachada para comércio de drogas. Bibi ficou sem chão ao descobrir que Rubinho mantinha no computador do escritório do restaurante de Dantas toda a planilha da venda de drogas para os clientes. Foi então que a morena ingressou no mundo do crime: incendiou o restaurante para salvar o marido.

Cúmplice de Rubinho

Cada vez mais obcecada pelo marido, Bibi perdoou Rubinho por ter escondido que era traficante. Preso, ela passou a visitá-lo toda semana na cadeia até que ele começou a pedir favores, como entregar maconha para um traficante, pegar armas com outro. E foi aí que Bibi começou a tornar-se cúmplice do marido.

A Perigosa

Rubinho conseguiu fugir da cadeia e foi para o Morro do Beco ser o braço direito do chefão do tráfico, Sabiá. Em princípio Bibi relutou e apenas aceitava a condição do marido, mas, assim como ele, se deslumbrou com o dinheiro fácil e o cargo de vice-primeira dama da comunidade. Ciumenta, Bibi fazia o maior barraco com qualquer mulher que se aproximasse do marido e, por isso, ganhou o apelido de Perigosa. Adorou o status!

a força do querer - bibi com arma na mão - Reprodução/Gshow - Reprodução/Gshow
Imagem: Reprodução/Gshow

Uma quase assassina

Com o poder nas mãos, Bibi se meteu em uma enrascada ao encabeçar uma negociação de fuzis para o morro. Depois de ser enganada pelos bandidos, que fugiram com o dinheiro deixando um comparsa para trás, Sabiá culpou Bibi pela confusão e a obrigou a matar o homem caso não conseguissem arcar com o prejuízo. Bibi estava preparada para atirar no bandido quando o irmão dele apareceu e pagou pela sua liberdade. Depois, quando a polícia invadiu o morro, Bibi atirou para matar Jeiza, mas não acertou a rival. 

Briga de Bibi e Carine em "A Força do Querer" - Reprodução/GShow/A Força do Querer - Reprodução/GShow/A Força do Querer
Imagem: Reprodução/GShow/A Força do Querer

A dor da traição

Desconfiada de Rubinho, cujo poder subiu a cabeça, Bibi ficou insegura em relação ao marido e passou a desconfiar de que estava sendo traída. E com uma “novinha”. Bibi cismou com Carine até descobrir que sua intuição estava certa. A Perigosa pegou no flagra Carine deixando o hotel na cidade em que ela e Rubinho estavam foragidos. Bibi ficou devastada.

O arrependimento

Depois de descobrir o caso de Rubinho e Carine, Bibi ficou furiosa e percebeu a enrascada em que se meteu se aliando ao bandido. Se virou contra Rubinho, que acabou sendo preso novamente, e caiu em si. Voltou para o Rio de Janeiro, se arrependeu dos crimes que cometeu por amor, e até o final da novela, deve ser absolvida e ter um final feliz com Caio. 

a força do querer - bibi vai se arrepender de crimes - Reprodução/Gshow - Reprodução/Gshow
Imagem: Reprodução/Gshow