Topo

Renata Lo Prete inicia "JG" anunciando afastamento de Waack após vídeo

Renata Lo Prete substitui William Waack - Reprodução/TV Globo
Renata Lo Prete substitui William Waack Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

09/11/2017 00h26

Renata Lo Prete apresentou o "Jornal da Globo", na noite desta quarta-feira (8), no lugar do titular William Waack, afastado pela emissora depois que um vídeo no qual o jornalista diz uma suposta frase racista vazou nas redes sociais. O UOL antecipou a informação sobre a substituição temporária às 21h04.

Lo Prete iniciou a edição do telejornal falando sobre o afastamento de William Waack da bancada e lendo o comunicado oficial lançado pela emissora (veja o vídeo abaixo).

Âncora do "Jornal das Dez" e uma das principais comentaristas de política do canal Globo News, Renata Lo Prete já substituía Waack, eventualmente, em feriados e durante as férias, mas foi chamada às pressas devido ao vídeo vazado nesta quarta.

Veja mais

No vídeo, Waack aparece conversando nos bastidores, pouco antes de uma entrada ao vivo de Washington (EUA), na cobertura da vitória de Donald Trump na eleição presidencial, e o mostra xingando um motorista que passa buzinando. "Está buzinando por quê, seu merd* do cacete?", afirma ele.

Depois, Waack diz claramente: "Deve ser um, com certeza, não vou nem falar de quem, eu sei quem é, sabe o que é?". O entrevistado, no caso o jornalista e diretor do Wilson Center, nos Estados Unidos, Paulo Sotero, faz cara de dúvida.

O vídeo é do dia 9 de novembro de 2016, mas ganhou destaque nas redes sociais ao longo desta quarta-feira. O UOL procurou a TV Globo para se manifestar sobre o assunto durante todo o dia, mas a nota oficial sobre o afastamento de Waack ocorreu somente às 21h30.

Segundo apuração do UOL, Waack chegou à sede da emissora em São Paulo, de onde apresenta o telejornal, por volta das 19h. 

Abaixo, o comunicado da Globo sobre o afastamento de William Waack.

A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.

Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele  para decidir como se desenrolarão os próximos passos.